15 julho 2014

Telco oficializa saída de acionistas, diz Anatel

João Rezende afirmou nesta terça-feira que o órgão regulador recebeu comunicações da Telco

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta terça-feira, 15, que o órgão regulador recebeu comunicações da Telco, que controla a TIM no Brasil, informando de sua dissolução e da incorporação dos seus sócios no capital da Telecom Itália.

"A Anatel precisa dar a anuência para essa alteração societária, mas o processo ainda será analisado pela área técnica", afirmou Rezende.

Segundo ele os bancos italianos Mediobanca e Intesa Sanpaolo e a seguradora Generali já apresentaram a documentação à Anatel, mas a Telefônica ainda não protocolou nenhum documento no órgão. A empresa espanhola - que controla a Vivo - passaria a ser a maior acionista individual da Telecom Itália.

Em setembro do ano passado, a Telefônica fechou um acordo de 324 milhões de euros par aumentar sua fatia na Telco com a possibilidade de ampliar seu poder de voto na empresa italiana, mas o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou a operação devido ao seu potencial de prejudicar o mercado brasileiro, uma vez que Tim e Vivo passariam a pertencer ao mesmo grupo econômico.

Na decisão de dezembro do ano passado, o Cade multou a Telefônica em R$ 15 milhões e deu 18 meses para que a empresa busque um novo sócio para a Vivo ou venda a participação adquirida na Telco. Depois dessa decisão, a venda da TIM no Brasil passou a ser especulada pelo mercado. Eduardo Rodrigues, do Estadao | Leia mais em exame 15/07/2014

15 julho 2014



0 comentários: