12 março 2012

Consolidação à vista em implementos

Depois da expansão, competição deve provocar fusões

A tendência na oferta de soluções completas e preços mais competitivos deve levar o pulverizado setor de implementos rodoviários a uma inevitável consolidação. Para Rafael Wolf Campos, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), a estabilidade econômica vivenciada no País favoreceu a expansão dos negócios e a chegada de novas empresas.

Entre 2004 e 2011 o número de fabricantes nacionais de implementos rodoviários associadas à entidade saltou de 44 para 159, enquanto a produção de equipamentos avançou de 83,8 mil para 190,8 mil unidades por ano. “Sustentar os volumes atuais de reboques, semirreboques e carrocerias sobre chassis exigirá um movimento natural de fusões para ganhos de escala”, prevê o executivo.

O movimento será favorecido pela necessidade de baixar custos de produção para preservar a competitividade, enquanto parte da indústria nacional já importa alguns componentes e até aço inox da Ásia, Europa e Estados Unidos para baratear seus produtos. “Com a crise em alguns países os preços de equipamentos e matérias-primas lá fora estão bem mais vantajosos que os nacionais”, compara o presidente.

Nos últimos anos, o setor representado pela Anfir assistiu a importantes movimentos de integração entre fabricantes, como a fusão entre as fabricantes de implementos Pastre e a Boreal, além da venda da catarinense Fole Indústria de Implementos Rodoviários para o grupo Randon. “Os volumes são limitados e não se justificam tantas empresas para atender a demanda nesse segmento. Acredito que devem desaparecer no mínimo 60 empresas nos próximos anos”, prevê Erino Tonon, vice-presidente de operações Randon. Para o executivo, a união entre empresas “é o caminho natural para garantir o crescimento orgânico, ampliar a capacidade de produção e a linha de produtos”. Por Luciana Duarte
Fonte:automotivebusiness09/03/2012

12 março 2012



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