08 janeiro 2009

E se montar no tigre?

A Gigante indiana Satyam Computer Services, que terceiriza serviços de tecnologia e desenvolve software por encomenda, admitiu ontem 07/01/09 , uma fraude contábil de US$ 1 bilhão. A companhia inflacionou os seus lucros por muitos anos. Apenas no 3º. trimestre de 2008, o lucro operacional divulgado era 11 vezes maior que o real.

Seu presidente disse que "toda tentativa feita para tapar o buraco falhou". "Era como montar um tigre, não sabendo como apear sem ser comido".

A Satyam é a quarta maior empresa de tecnologia da Índia. O faturamento no último ano fiscal ficou em US$ 1,42 bilhão, com um crescimento de 46% - em média o crescimento nos últimos 5 anos foi de 35% a.a. Dos cerca de 375 clientes de sua carteira, 75% são empresas sediadas nos Estados Unidos .

No Brasil, os negócios têm dobrado a cada ano. A sede para a América Latina está em São Paulo, onde ficam 150 pessoas. Em Londrina (PR), há outros 30 funcionários em uma unidade com capacidade de abrigar mil pessoas com o objetivo de atender ao mercado local e prestar serviços a clientes baseados nos Estados Unidos.

As implicações e desdobramentos desta fraude, irão afetar não só os acionistas da Saytam como também os potenciais investidores em empresas indianas no mundo inteiro, seja em função da eficácia dos órgãos reguladores indianos, seja pela ineficiência das práticas de governança corporativa praticadas.

Além disso, os clientes da Saytam não poderão negligenciar com as possíveis conseqüências em relação a uma compra ou fusão por outra provedora de serviços. Neste caso, os possíveis interessados irão analisar com muito cuidado o equilíbrio econômico financeiro dos contratos junto aos clientes, pois pelas dimensões da fraude, pode sinalizar que os preços praticados pelos serviços oferecidos aos clientes não apresentam rentabilidade que justifiquem a assunção de grandes riscos.

E, diante disso, possivelmente o assédio será dos clientes da Saytam junto aos provedores concorrentes.

08 janeiro 2009



1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente análise do Ruy.
Uma notícia como esta, junto ao ambiente internacional de crise, coloca em cheque a credibilidade de várias empresas de TI.
Isto será uma grande oportunidade para empresas sérias do Brasil.