04 dezembro 2008

Quando comprar empresas?

Ao longo dos intensos sobressaltos econômicos dos últimos meses operações de Fusões & Aquisições continuam acontecendo, até por que boa parte delas se iniciou no 1º sem/08.

Obviamente, os vetores principais que estão determinando não são mais o clima de euforia do crescimento, mas avaliações mais severas e com a preocupação quanto ao aumento menos otimista do faturamento, corte de custos e diminuição da rentabilidade. E a incógnita sobre o que irá acontecer com a fidelização dos clientes.

Logo após o famoso período de festas no Brasil, Natal & Carnaval, número relevante de empresas com dinheiro no caixa e necessidade de manter o ritmo de crescimento, seja por necessidade de escala, seja por ampliação de escopo, deverá retornar ao mercado de M&A, para avaliar oportunidades promissoras que surgirão por conta da tormenta econômico-financeira.

O fechamento da maioria destas operações ocorrerá otimistamente falando no 2º semestre/09, quando então, segundo as expectativas do mercado, o cenário deverá ser mais promissor.

E a janela para o aproveitamento destas aquisições estratégicas e, sobretudo, as oportunistas estará no inicio de seu “momentum” de mudança de patamar de preço e múltiplos praticados.

04 dezembro 2008



0 comentários: