19 novembro 2008

Conselhos de Jack Welch para superar a crise

Ex-CEO da General Electric falou que momento exige: (i) rédea curta e dinheiro em caixa; (ii) comunique para onde a empresa vai; (iii) manutenção de talentos e (iv) comprar o concorrente.

Jack Welch, o ex-CEO da General Electric e especialista em carreira executiva, foi o principal keynote desta segunda-feira (17/11) do CA World. Reconheceu que esta é uma das piores crises pelas quais o mercado financeiro já passou, mas não vê como um beco sem saída.

Aos CEOs que estão enfrentado no dia-a-dia os problemas gerados pela crise, ele disse ter apenas quatro conselhos. “Antes de mais nada, assuma de fato o controle de sua empresa e mantenha a casa em ordem, o que significa ter dinheiro em caixa”, disse.

O segundo conselho foi adotar a comunicação de forma exagerada. “Neste momento, sua equipe está preocupada com o futuro. Ela precisa saber claramente para onde a empresa vai, de que forma e quais são seus objetivos”.

Em terceiro lugar, Welch disse que os executivos têm que estar certos de contar com o melhor time, e fazer de tudo para mantê-lo. “Este é seu principal ativo neste momento, você precisa cuidar dele”.

Por último, o executivo disse que as empresas precisam encarar a competição de frente. “Não há meio termo, ou você derruba seus concorrentes, ou você os compra. E agora é o momento de comprar. Se você não tem dinheiro em caixa para isso, contrate os melhores profissionais de seus concorrentes”, afirmou.

19 novembro 2008



0 comentários: