13 março 2012

“O Zuckerberg brasileiro vai surgir até o final da década”

Considerado a voz mais provocativa do Vale do Silício, o indiano Vivek Wadhwa afirma que o Brasil pode liderar a próxima revolução – basta abrir espaço para a nova geração de empreendedores

Arriscar um palpite em um cenário que muda rapidamente é algo que não assusta Vivek Wadhwa. Especialista em tecnologia e com cadeira cativa na Bloomberg TV, ele já deu o que falar ao afirmar que o Vale do Silício é multicultural apenas na fachada e que ali mulher não tem muita vez. Seus artigos provocam a comunidade de empreendedores e estudiosos, que se orgulham de ter liderado a nova onda tecnológica. Mas que, segundo Wadhwa, devem se acostumar à ideia de assistir à ascensão do Brasil como líder de um movimento que poderá usar o sequenciamento de DNA ou a purificação da água salina como sua ponta de lança.

“Não há nada que possa segurar o Brasil agora”, diz ele que se prepara para dar agora em março uma palestra que é parte do programa da FIAP Faculdade de Tecnologia, em São Paulo. “O país tem recursos, uma população jovem e otimista. É uma sociedade livre, com muitas vantagens que outros países não possuem”. Por essas e outras, Wadhwa olha para o Brasil com grandes expectativas e projeta imensas oportunidades de negócios multibilionários por aqui. Só falta um pouco de espírito coletivo aos empreendedores brasileiros. “Basta só um grupo reduzido, menos de 20 pessoas, para fazer com que as coisas aconteçam”, diz.

VIVEK WADHWA: "SERÁ QUE O FACEBOOK VAI JUSTIFICAR O SEU VALOR?" (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Wadhwa é vice-presidente da cadeira de Inovação da Singularity University (SU), uma instituição criada para complementar a educação tradicional oferecida pelas grandes universidades americanas. Também conhecida como a Universidade do Google, pelo suporte que recebe da empresa, a SU oferece cursos como Empreendedorismo e Neurociência, Computação Cognitiva e Estudos Futuros. Convidado pelo co-fundador Peter Diamandis a fazer parte do grupo de mentes brilhantes, Vivek Wadhwa chegou causando. Discutiu meritocracia, multiculturalismo, preconceito. Em uma coluna escrita no ano passado, ele criticou a qualidade dos resultados de busca do Google. Pouco depois, a companhia anunciou mudanças em seu sistema algorítmico. Para o bem e para o mal, Wadhwa levou o crédito.

Por isso é impossível ignorar quando ele diz, por exemplo, que o Facebook está supervalorizado e que a bolha das mídias sociais vai estourar. “Qual é o verdadeiro valor do Facebook? Ele deveria valer US$ 40 bilhões a US$ 50 bilhões e ainda assim seria um ótimo negócio”, afirma. A preocupação de Wadhwa, porém, está nos negócios que ainda vão surgir. “Não adianta ficar copiando essa coisa das mídia sociais, o importante é ver qual será o próximo negócio de bilhões de dólares”.

Wadhwa chega ao Brasil esta semana para participar do Executive Program da Fiap. Aos afortunados que terão a chance de compartilhar sua visão sobre inovação ou suas opiniões sobre o mundo da tecnologia, fica o aviso: ele não está aqui para concordar com ninguém e sim para discutir ideias.

Os jornais e revistas falam muito em um “momento do Brasil”, mas o sr. já disse anteriormente que falta ousadia aos empreendedores brasileiros para que o país se torne realmente um player no cenário mundial em inovação. Em que ponto isso pode acontecer, se é que vai acontecer?
Já está acontecendo. Há um grupo de empreendedores brasileiros que está se organizando para que um seja o mentor do outro. Mas ainda é numa escala pequena, vocês precisam de algo muito maior do que isso. É preciso que esses empreendedores se transformem em milionários, depois em bilionários, para que possam liderar o movimento. Foi o que os indianos fizeram no Vale do Silício [região da Califórnia que congrega as empresas de tecnologia]. Alguns empresários que tinham feito milhões decidiram que era hora de “ajudar a comunidade”. Eles formaram networks e passaram a compartilhá-las com outros empreendedores. Com isso, a comunidade indiana tornou-se extremamente bem sucedida nos EUA. O passo seguinte foi levar esse conhecimento de volta para a Índia, que se transformou em uma tremenda usina em termos de inovação.

É preciso reunir muita gente para dar certo? Como iria funcionar o esquema?
Não, basta uma dúzia ou umas 20 pessoas. Os empresários bem sucedidos devem se unir sob esse espírito de cooperação e começar a doar seu tempo, agindo como mentores dos novos empreendedores para que estes se tornem a próxima geração de sucesso. E as regras devem ser claras: dar, sem pedir nada em troca. Eles não devem fazer isso porque querem lucrar e sim para trazer inovação ao restante do país.

VALE DO SILÍCIO: ONDE BACKGROUND E EDUCAÇÃO NÃO SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE

A questão é que boa parte dos empreendedores com esse espírito de colaboração ainda está batalhando para fazer seus negócios darem certo, sem tempo para pensar em um projeto maior.
Eles devem pensar que as lições que podemos tirar ao construir uma companhia se repetem o tempo todo. Quando você junta empreendedores com e sem experiência, aumentam as chances de sucesso. E mentorship é a chave. Essa é a lição que o Brasil precisa aprender, é o que está faltando ao país. A coisa mais importante que está faltando agora é o nível de mentoring.

Esse mentoring deve ser feito por alguém de muito sucesso, como o empresário Eike Batista, ou um representante da mesma geração falando a mesma linguagem?
Inicialmente, os dois. É preciso pessoas com diferentes níveis de experiência e background. Os indianos reuniram pessoas da velha e da nova geração. O ingrediente chave é compartilhar experiência e conhecimento.

A Índia se destacou em tecnologia. Em que áreas o sr. vê o Brasil ganhando destaque daqui para a frente? Temos chance de liderar uma nova onda?
Há muitas áreas em que o Brasil pode brilhar a ponto de se tornar um líder mundial. Não há nada que possa segurar o Brasil agora. O país tem recursos, uma população jovem e otimista. É uma sociedade livre, com muitas vantagens que outros países não possuem. Tenho muitas expectativas em relação ao Brasil.

Além de experiência e conhecimento, o que mais é fundamental para um empreendedor em um país como o nosso poder inovar e crescer?
Para inovar é preciso também aceitar riscos. No Vale do Silício, quando você fracassa, você conta para todo mundo. É um “badge of honour”, é como dizer “olha só, agora sou um cara mais esperto”. No Brasil, os empresários têm vergonha de fracassar, abaixam a cabeça quando isso acontece e se afastam dos outros. Infelizmente, isso acontece muito – e precisa mudar.

Ou seja, nós precisamos fracassar e fracassar bonito?
Sim, e as pessoas precisam começar a se orgulhar disso. É preciso gente que sinta orgulho em dizer “Olha, eu tentei construir esta empresa, não consegui, mas vou tentar de novo. E veja quanto aprendi com isso”.

Mas isso implica em uma grande mudança de cultura e mentalidade, dentro da empresa ou de modo geral. O que o sr. diz a seus alunos na Singularity University? Como ensina a eles que é importante estar mais aberto a mudanças?
Essa nova geração de empreendedores brasileiros é muito ligada ao que acontece no Vale do Silício e está usando muito a internet. O problema é que a geração mais velha não tem essa visão. Os jovens empresários precisam ensinar a eles como se conectar ao mundo através da rede. Meus alunos na SU têm mais conhecimento hoje do que o presidente dos EUA tinha há dez anos. O que eles podem fazer hoje é algo que na minha geração, apenas os governos eram capazes de fazer. Eles têm uma probabilidade muito maior de resolver problemas e desafios do que os governos e estão mais abertos. E isso só é possível por causa da tecnologia. Por Soraia Yoshida
Fonte:epocanegocios12/03/2012

13 março 2012



0 comentários: