02 abril 2011

Anhanguera compra duas faculdades do Grupo Anchieta

A Anhanguera Educacional comunicou a aquisição em 31/03/2011 da totalidade do capital social das instituições de ensino superior Faculdade Anchieta e Faculdade de Tecnologia Anchieta, localizadas na cidade de São Bernardo do Campo.

O valor total pago por 100% das quotas foi de R$74,8 milhões, a serem pagos da seguinte forma: 69% do total do preço de aquisição foi pago à vista e o restante será pago mediante a conclusão da transação. O Grupo Anchieta possui 12,2 mil alunos.
Líder no segmento educacional, com cerca de 300 mil alunos, a Anhanguera quer aumentar sua capacidade para meio milhão de estudantes até o fim do próximo ano.

Em estudo realizado pela CM Consultoria mostra o forte movimento de consolidação no setor educacional, sobretudo entre as instituições de Ensino Superior, nos últimos anos. Todas as quatro empresas do ramo que têm capital aberto - Anhanguera, Estácio, Kroton e COC - têm ido às compras. No período de 2007 ao primeiro trimestre de 2010, apenas a primeira delas fez aquisições que somaram R$ 693 milhões e envolveram 20 instituições, com o total de 665 mil alunos. A tendência de concentração deve continuar nos próximos anos. E a intenção é ganhar economia de escala, com a ampliação do número de matriculados e a padronização do processo educacional. Quanto mais alunos, mais baixo o custo e maior a Ebtida (em inglês, lucro antes de taxas, impostos e amortização). Ainda segundo o consultor da CM, o desafio permanente é crescer e, como o processo de abertura de instituições de ensino é burocrático e lento, é mais fácil fazer aquisições.

No levantamento da CM mostra que ainda há muito espaço no mercado, que é bastante "atomizado". São atualmente cerca de 2.300 instituições de Ensino Superior, com mais de 30 mil cursos no País. Dessas escolas, as que têm matriculados até 1.000 alunos são 60% desse total. Ou seja, ainda há muitas vulneráveis à concorrência das grandes redes.

02 abril 2011



0 comentários: