27 abril 2009

Diferença de percepção entre vendedores e compradores

Interessante entrevista do David Rubenstein, fundador do Carlyle maior fundo de private equity do mundo, a revista Exame. Em relação a duração da crise, afirma que a recessão americana vai acabar no fim de 2009 ou início de 2010. Já a recessão na Europa deve durar de seis a nove meses mais que nos Estados Unidos, e eles terão mais dificuldades para sair dela, já que não têm a mesma capacidade que os Estados Unidos têm de emitir dívida.
Ressalta que haverá muitas cicatrizes. “Mesmo depois que essa crise passar, seus impactos levarão de cinco a dez anos para ir embora. Países e empresas ficarão muito menos dispostos a arriscar, as economias serão menos endividadas, a inflação e os impostos vão aumentar. Finalmente, o protecionismo vai crescer”.

Em relação às operações de M&A, comenta que os preços ainda estão muito altos, ressaltando que não houve muitas aquisições por fundos de private equity em nenhuma parte do mundo nos últimos meses. Há uma enorme diferença de percepção entre vendedores e compradores. Os vendedores esperam que a economia se recupere mais rápido e cobram mais por seu negócio. Já os compradores temem que a recessão se aprofunde e, assim, a empresa comprada se desvalorize.
Quanto às oportunidades de aquisição atualmente destaca que alguns mercados ao redor do mundo estão particularmente atraentes, e o Brasil é, para ele, o número 1 entre os países emergentes. Tanto o Brasil como a China são os mais importantes mercados emergentes hoje. O Brasil está melhor que a maioria das outras economias. Alguns países desabaram, como a Rússia. “Isso não aconteceu aqui, o que vai atrair nossos concorrentes para o Brasil. Não acho que eles terão fundos dedicados exclusivamente ao Brasil, já que não é esse seu estilo, mas certamente eles disputarão aquisições conosco.”

27 abril 2009



0 comentários: