18 agosto 2014

Aquisições aquecem mercado de gerenciamento de identidade e acesso

Movimentos de fabricantes em direção a ofertas na nuvem e on-premise indicam potencial de crescimento do segmento

Tem sido uma época agitada para o mercado de gerenciamento de identidade e acesso. Na semana passada, a IBM anunciou a aquisição da empresa Lighthouse Security Group, como parte de sua estratégia com foco nos negócios de gerenciamento de identidade. No acordo, a IBM adquiriu a plataforma em nuvem que contempla diversas funcionalidades baseadas nas capacidades de gerenciamento de segurança de identidade e acesso, incluindo provisionamento, identidade, governança do ciclo de vida de identidade e login único.

Mas essa não foi a única aquisição anunciada na semana relacionada com gerenciamento de identidade e acesso na nuvem. A Kaseya também anunciou a compra da Scorpion Software, com o objetivo de prover a entrega do produto AuthAnvil da Scorpion na nuvem da Kaseya.

“Está claro que o interesse na entrega do gerenciamento de identidade como serviço se deve ao fato de ser muito menos complexo”, afirmou Garrett Bekker, analista sênior da 451 Research. “Você pode deixar a complexidade com o provedor de serviço e não precisar mais lidar com isso.”

Os detalhes financeiros envolvidos nas duas transações não foram divulgados. Segundo o analista, o segmento de gerenciamento de identidade como serviço (IDaaS) é nascente, mas está em expansão.

As aquisições em certa medida indicam um maior interesse em gerenciar a identidade através da nuvem. “Veremos uma maior atividade de fusões e aquisições em torno desse mercado e acho podemos dizer que uma boa parte delas envolverá empresas que têm alguma forma de prestação de serviços de gerenciamento de identidade e acesso através de modelos baseados na nuvem", vislumbra.

Jim Reavis, CEO da Cloud Security Alliance (CSA), avalia que IAM na nuvem tem um enorme potencial de mercado à medida que clientes que utilizam cloud procuram federar o armazenamento de identidade corporativa. Esta realidade reforça a necessidade de forte autenticação e serviços de segurança de rede com reconhecimento de identidades, acrescenta.

Além da compra da Lighthouse Security Group pela IBM e a aquisição da Scorpion Software pela Kaseya, o mercado de IAM tem visto outros movimentos significativos: a empresa de investimento em tecnologia Thoma Bravo concordou em investir na SailPoint, especializada em gerenciamento de identidade e acesso, tanto em nuvem quanto local. A IBM, no mês passado, também abocanhou a italiana CrossIdeas com o objetivo expresso de ofertar capacidades de identidade e governança de acesso para combater riscos de acesso e segregação de violações de responsabilidades.

"A aquisição da CrossIdeas amplia o market share da IBM ao agregar o portfólio de recursos de gerenciamento de identidade e acesso", comentou Brendan Hannigan, diretor-geral da IBM Security Systems, em comunicado.” Segundo ele, a IBM agora pode oferecer às empresas recursos de otimização de governança e transparência que envolvem riscos desde o chão de fábrica até a sala da diretoria, dando aos líderes as informações necessárias para proteger sua marca e seus clientes. Autor: Brian Prince Fonte: InformationWeek EUA Leia mais em itforum365 18/08/2014


18 agosto 2014



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