25 agosto 2014

Aprovada operação de Paraná Equipamentos e Caterpillar

O ato de concentração entre Paraná Equipamentos S.A. (PESA) e Caterpillar Global Mining LLC. foi aprovado pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O aval está publicado em despacho presente no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25.

A operação consiste na aquisição, pela PESA, de ativos intangíveis relacionados à divisão de vendas e suporte técnico de equipamentos de mineração da Caterpillar Global Mining nos Estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A PESA atua na venda e no aluguel de máquinas e equipamentos pesados, motores marítimos, equipamentos para o setor florestal, peças, entre outros.

Desde 1952, a PESA atua como uma das distribuidoras da Caterpillar em determinadas regiões brasileiras, distribuindo e prestando suporte a alguns produtos da Caterpillar. Os ativos a serem transferidos envolvem informações sobre clientes, créditos relacionados a peças e determinados contratos. A superintendência do Cade não verificou possibilidade de sobreposição horizontal ou vertical.

As empresas informaram ao Cade que a operação resulta de um desdobramento da aquisição da Bucyrus pela Caterpillar. A operação que agora envolve a PESA tem por objetivo adaptar a estrutura de distribuição de produtos utilizada pela Bucyrus ao modelo utilizado pelo Grupo Caterpillar. O Cade considerou que a PESA já atua como revendedor e prestador de serviços de manutenção da Caterpillar.

Diante dessa análise, a superintendência do Cade considerou que não há alteração substancial no mercado de atuação da PESA, notadamente por não haver cláusulas restritivas à concorrência. A conclusão foi que a operação na acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial e, diante disso, o caso foi aprovado sem restrições. Por Ayr Aliski | Estadão | Leia mais em Yahoo 25/08/2014

25 agosto 2014



0 comentários: