16 abril 2012

Investimentos de private equity devem crescer 20% ao ano no Brasil

A indústria brasileira de fundos de private equity (fundos que compram participações em empresas) deve apresentar um crescimento de 20% ao ano nos próximos anos. A projeção é do presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), Clovis Meurer.

No ano passado, o volume de captações de fundos destinados ao país atingiu US$ 7 bilhões, o que representa 18% do total de recursos levantados para investimentos nos mercados emergentes. Capitalizados, os gestores devem agora intensificar o ritmo de negócios, afirmou Meurer, em entrevista coletiva na abertura do evento de private equity promovido pela associação, em São Paulo, nesta segunda-feira.

O Brasil é um dos mercados que apresenta hoje as melhores perspectivas para os investimentos em private equity, na avaliação do professor-titular da Harvard Business School, Josh Lerner.

“Existem preocupações se o país não estaria superaquecido, mas as estatísticas mostram que o nível dos investimentos em private equity no país em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) ainda é baixo”, afirmou.

Apesar da volatilidade, o diretor do Carlyle e vice-presidente da Abvcap, Fernando Borges, avaliou que a bolsa brasileira é uma opção viável de saída para os investimentos dos fundos de private equity.

Ele ponderou, contudo, que a venda da participação nas companhias investidas por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no país depende das condições de mercado. “O fundo não sai do investimento quando quer, mas quando pode”, ressaltou. Por Vinícius Pinheiro e Tainara Machado
Fonte:Valor16/04/2012

16 abril 2012



0 comentários: