O Brasil deveria concentrar seus investimentos em logística, principalmente em ferrovias, na avaliação do ex-ministro das Comunicações e sócio da Quest Investimentos, Luiz Carlos Mendonça de Barros.
Durante seminário sobre Internacionalização e Inovação promovida pela Brasil Investimentos e Negócios (Brain), nesta terça-feira, em São Paulo, Mendonça de Barros criticou as prioridades de investimento do atual governo. “Não faz sentido gastar bilhões em trem-bala para ligar Campinas e São Paulo; seria melhor encontrar meios de se corrigir o ‘defeito’ do Brasil de estar virado para o Atlântico, não para o Pacífico”, comentou.
Em tom de brincadeira, ele argumentou que o país ideal na América Latina seria uma mistura de Brasil e Chile, unindo a funcionalidade da economia chilena com o tamanho e a força da brasileira.
“O Brasil é uma liderança natural na América Latina”, afirmou, destacando que essa condição tende a se acentuar, não só pelo tamanho do país e por sua economia, mas também porque é o único da região que conta com banco de fomento, com fontes de recursos abundantes, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Apesar dessa vantagem, ele indicou que o Brasil precisa trabalhar melhor no comércio internacional, estreitando o relacionamento com a Ásia. “O Brasil precisa construir uma malha ferroviária em direção ao Pacífico para ganhar competitividade”.
Segundo Mendonça de Barros, o custo Brasil nunca foi tão crítico como agora e o mercado começa a atentar para isso.
“Associar a desindustrialização ao câmbio era uma primarismo. A questão precisa ser vista pelo custo de energia, logístico, de produção”, afirmou. Por Francine De Lorenzo
Fonte: Valor 15/05/2012
15 maio 2012
Mendonça de Barros: Brasil deve concentrar investimentos em logística
terça-feira, maio 15, 2012
Infraestrutura, Investimentos, Logística, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário