No momento em que Tok&Stok e Etna são alvo de rumores no mercado envolvendo
o futuro das redes, a argentina Morph, do grupo Marpolo, a maior cadeia de móveis
e decoração daquele país, decidiu entrar no mercado brasileiro.
Em agosto, a rede vai abrir três lojas no Estado de São Paulo em shoppings do
grupo Multiplan - Morumbi Shopping, Shopping Anália Franco Anália Franco e
ParkShopping São Caetano. Para 2013, já foi negociada a inauguração de uma loja
no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), também da Multiplan. A expectativa
é que no prazo de 18 meses, a Morph tenha 10 lojas no Brasil, apurou o Valor.
A companhia confirma a informação sobre o investimento no país, mas não deu
detalhes do projeto. Já é sabido, no entanto, que a empresa buscou um parceiro
local nos últimos meses em São Paulo, de maneira que pudesse ser fechado
contrato com um master-franqueado no Brasil. Na Argentina, o grupo Marpolo
controla o negócio, e a intenção da empresa é abrir lojas na Colômbia após a
entrada no Brasil.
No fim do ano passado, a varejista inaugurou o primeiro ponto de venda no Chile,
numa tentativa de internacionalizar a operação na América do Sul e reduzir a
dependência do mercado argentino.
Apesar de ter um portfólio que se assemelha a parte da cesta de produtos de redes
como Leroy Merlin, Etna e Tok&Stok, os pontos da Morph no Brasil, por estarem
localizados dentro de shoppings, serão menores que algumas megastores das
varejistas brasileiras do setor. E a venda estará focada em itens de decoração
(quadros, luminárias) e móveis de pequeno e médio porte (como mesas, cadeiras e
estantes) com exposição de produtos com design a preço acessível.
A princípio, a abertura será em empreendimentos da Multiplan, mas haverá
negociações com outras empresas de shoppings, inclusive no Rio de Janeiro ainda
na primeira fase de expansão.
A expansão do varejo de móveis e decoração no país tem pautado novos
investimentos na área. A Leroy Merlin, uma das varejistas de material de
construção que melhor explora o segmento de itens para decorar a casa, foi a líder
de mercado em vendas no Brasil em 2011.
Além disso, há espaços a serem ocupados no segmento no país. A Imaginarium
explora esse setor sem concorrentes fortes e a Tok&Stok e a Etna passaram por
momento de revisão de estratégias, segundo fontes ouvidas pelo Valor nos últimos
meses.
Controlada pelo casal Régis e Ghislaine Dubrule, a Tok&Stok contratou o BTG
Pactual no ano passado para analisar propostas de compra do negócio. Como
informado pelo Valor em janeiro, as negociação não avançaram pelo alto valor
pedido pela empresa, perto de R$ 900 milhões, e pela discordância em relação a
necessidade de venda. Régis Dubrule aceita negociar, mas Ghislaine ainda estaria
reticente em relação a se desfazer do negócio.
A Etna, com 15 lojas, teria buscado fundos de private equity interessados em
investir no negócio no ano passado, numa tentativa de ampliar o ritmo de
crescimento da rede, mas as conversas não avançaram. Em 2011, a rede abriu 4
lojas e neste ano, duas aberturas têm local confirmado até o momento. Por Adriana Mattos
Fonte:Valor Econômico 24/05/2012
24 maio 2012
Rede argentina Morph vai abrir loja no Brasil
quinta-feira, maio 24, 2012
Compra de empresa, Investimentos, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA, Varejo
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Ruy Moura
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