Com a união das empresas Vertex e Forts, anunciada ontem, nova companhia de seguros deve ter crescimento de 60% em 2017
Apesar da instabilidade econômica pela qual passa o país, o mercado de fusões e aquisições começou o ano com boas notícias. Depois de apresentar queda de 20% no número de operações no Brasil em 2016, quando foram registradas 597 negociações, esse mercado iniciou 2017 em alta. Dados do relatório mensal elaborado pela empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil revelam que houve, em janeiro, 45 transações, o que representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo mês de 2016. Neste cenário promissor para o ano, uma das negociações que acaba de ser anunciada é a fusão da Vertex Seguros e da Forts Seguros. Com a operação, a nova companhia espera aumentar em 60% o faturamento da Vertex Forts.
Nos próximos dois anos, a expectativa com a fusão é de um crescimento da ordem de 20%. “Esperamos um ganho de sinergia, porque nossas operações são complementares. A Forts, apesar de ser uma empresa nova, tem profissionais com grande experiência que estão no mercado há mais de 20 anos. Eles são especializados em seguros corporativos, grandes riscos e de benefícios. A Vertex, que comemora 20 anos em fevereiro, é uma das líderes em distribuição de seguros no varejo”, explica Frederico Cattoni, presidente do Grupo Vertex, uma das cinco maiores corretoras nacionais.
Juntas, as duas empresas mineiras passam a representar uma grande parcela do mercado de seguros. “Com a fusão, vamos ampliar nosso leque de atuação, aumentar nosso poder de negociação, melhorar as condições de cobertura e, consequentemente, teremos preços mais competitivos. Todo mundo sai ganhando”, comenta Andre Emrich, acionista da Vertex. De seguros de garantia estendida a seguros de plataforma de petróleo, passando por seguro saúde, de transportes e seguros financeiros, a capilaridade de atendimento com a fusão é enorme e abrange uma ampla gama do segmento no país.
Idealizada em 1997 pelo administrador Cattoni, a Vertex iniciou sua operação em sistema de home office, em Belo Horizonte. De lá para cá, a empresa passou a ocupar uma pequena sala de 25m² na avenida Prudente de Morais e, atualmente, está sediada em um andar com mais de 500m² em Belo Horizonte. Além disso, possui escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa chegou à liderança nacional no segmento de concessionárias e montadoras, atendendo a 350 concessionárias e três montadoras (Mitusubishi, Audi e Suzuki), com uma carteira de 50 mil automóveis segurados.
Ascensão e liderança
A Vertex é fruto da visão empresarial de Cattoni. Aos 17 anos, o jovem trabalhava com vendas em uma empresa de informática. Um dia, foi convidado pelo chefe para trabalhar em sua outra empresa e a vender seguros de porta em porta. Em três meses, ele já era o melhor vendedor de seguros da companhia. Depois de passar por duas corretoras, Cattoni, aos 21 anos de idade, resolveu abrir a sua própria empresa. “Desde cedo, percebi que para crescer nessa área é preciso ter escala e, para ter escala, me associei a canais de distribuição”, explica.
Em 2004, a empresa firmou uma parceria com a Audi, que originou um grande salto nos negócios e a colocou em posição de destaque no cenário nacional. Em 2006 em uma operação inédita no Brasil, montou uma empresa com a Mitsubishi Motors, dando origem à MitVertex, primeira joint venture entre uma montadora de automóveis e uma corretora de seguros. A Vertex foi a responsável pela concepção, implementação e gestão dos programas nacionais de seguros das montadoras Audi, Mitsubishi e Suzuki. Em 2009, lançou o primeiro programa de seguros massificados para o comércio esportivo no Brasil em parceria com o Grupo SBF (Centauro e By Tennis). Em 2011, expandiu seus negócios e firmou parceria com a ALE Combustíveis em três canais de vendas (gestão de seguros para toda a rede de postos, gestão de seguros corporativos do Grupo AleSat e venda de seguros através dos postos de combustíveis para o cliente final). Atualmente, está presente em cerca de 1.800 postos em todo o país.
O ano de 2013 foi um período de mudança de posicionamento e de reformulação de estratégias de vendas, o que mais uma vez colocou a Vertex como uma das maiores do Brasil. Em uma megaoperação concluída em junho de 2013, a empresa vendeu sua participação no programa Mitseguro para a Mitsubishi e apostou alto no segmento do varejo. Com uma associação com a Máquina de Vendas - terceira maior varejista de eletro-eletrônicos do país, detentora das marcas Ricardo Eletro, Insinuante, Citylar, Eletroshopping e Salfer, rede de mais de 1.000 lojas e atuação em todos os estados - a Vertex passou a ser a maior gestora de seguros e serviços para o varejo do Brasil, por meio de um inovador e diferenciado modelo de negócio, passando a realizar toda a gestão dos seguros massificados e serviços da Máquina de Vendas. O canal de massificados é responsável pela gestão da operação de garantia estendida de produtos e do Caminhão da Sorte (seguros de riscos diversos com títulos de capitalização).
Para crescer e explorar o mercado de seguros, em 2013, a Vertex se dividiu em duas áreas de atuação: Vertex Affinity (venda de seguros através de canais de distribuição) e Vertex Seguros (seguros corporativos e seguros de benefícios).
Os números só ressaltam o crescimento da Vertex. Apesar dos desafios da seguros e 1 milhão de certificados emitidos por mês. Atualmente, está presente em 3.150 pontos de venda (sendo 1.350 lojas de varejo e 1.800 postos de gasolina). “Estamos no caminho certo. Hoje, a Vertex atua fortemente no setor de varejo, benefícios e seguros corporativos, temos especialistas em vários segmentos, o que nos dá propriedade para atuar nacionalmente e com todos os ramos de seguro. A fusão com a Forts ocorre num momento muito oportuno, ganhando mais escala e fortalecendo ainda mais a relação com os clientes. Com isso, trazemos para o mercado nacional uma empresa muito sólida e com grande relacionamento com as principais seguradoras do país”, conclui Cattoni.
Sobre a Forts
A Fort’s Seguros nasceu da experiência de mais de 20 anos de atuação no mercado de Seguros de seus sócios e diretores. A empresa é focada na prevenção de perdas visando ajudar os clientes na remediação de imprevistos.
Atuando nacionalmente no mercado segurador brasileiro, opera com as maiores seguradoras do país, possibilitando operações nos mais variados segmentos de seguros incluindo Transportes, Vida, Incêndio, Responsabilidade Civil Geral e Garantia.
economia brasileira, a empresa cresceu dois dígitos (22%) em 2015 e 8% em 2016. São milhares de clientes, mais de R$ 600 milhões em prêmios anuais de seguros e 1 milhão de certificados emitidos por mês. Atualmente, está presente em 3.150 pontos de venda (sendo 1.350 lojas de varejo e 1.800 postos de gasolina). “Estamos no caminho certo. Hoje, a Vertex atua fortemente no setor de varejo, benefícios e seguros corporativos, temos especialistas em vários segmentos, o que nos dá propriedade para atuar nacionalmente e com todos os ramos de seguro. A fusão com a Forts ocorre num momento muito oportuno, ganhando mais escala e fortalecendo ainda mais a relação com os clientes. Com isso, trazemos para o mercado nacional uma empresa muito sólida e com grande relacionamento com as principais seguradoras do país”, conclui Cattoni.
Sobre a Forts
A Fort’s Seguros nasceu da experiência de mais de 20 anos de atuação no mercado de Seguros de seus sócios e diretores. A empresa é focada na prevenção de perdas visando ajudar os clientes na remediação de imprevistos.
Atuando nacionalmente no mercado segurador brasileiro, opera com as maiores seguradoras do país, possibilitando operações nos mais variados segmentos de seguros incluindo Transportes, Vida, Incêndio, Responsabilidade Civil Geral e Garantia. Leia mais em maxpress 23/02/2017
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sexta-feira, fevereiro 24, 2017
Compra de empresa, Investimentos, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA, Venda de Empresa
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Ruy Moura
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