Empresas da aliança empresarial da região Norte terão laboratórios de inovação
Dentro da perspectiva de que as instituições de ensino também devem começar a tomar risco na sua relação com as startups, a IMED decidiu montar um fundo de investimentos para aportar recursos nas edtechs, as startups de educação.
De acordo com o presidente da IMED, Eduardo Capellari, o valor mínimo inicial será de R$ 2 milhões. A fase ainda é de estruturação jurídica. “Vamos montar esse veículo de investimentos, prevendo parcerias com empresas da cadeia de educação, mas também com produtos complementares. O mundo da educação está mudando e a melhor forma de inovar é investir em startups com soluções já disponíveis no mercado. Queremos conectar, de verdade, a academia com o mundo empresarial”, explica.
A decisão vem na esteira da recém anunciada aliança entre a IMED e mais oito empresas para a criação de um ecossistema de inovação na região Norte do Rio Grande do Sul. São elas a BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, Metasa e a Oniz Distribuidora. Juntas, essas empresas faturam mais de R$ 15 bilhões e geram cerca de 21 mil empregos diretos. A sede será no campus da IMED, em Passo Fundo, e as companhias poderão instalar lá seus laboratórios de inovação.
O foco é incentivar a inovação e geração de novos negócios baseados nos pilares de empreendedorismo e geração de oportunidades do Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Se já temos as empresas mais fortes de cada segmento na região, agora, unidas com a academia, não há barreiras para fixar um polo de inovação, com altíssima capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do RS”, comenta Capellari.
Para o gerente executivo de Planejamento Estratégico das Farmácias São João, André Menegazzo, o objetivo da aliança é construir sinergias que possam contribuir com o desenvolvimento da região Norte. “Buscamos, na interação e na cooperação destas grandes empresas, ideias, iniciativas, planos de ação e atividades conjuntas que possam impactar positivamente a região, contribuindo dessa maneira com a comunidade onde estão presentes”, destaca... Leia mais em jornaldocomercio 24/11/2020
0 comentários:
Postar um comentário