Fusão pode criar a segunda maior empresa de autopeças, com faturamento de US$ 40 bi
A alemã ZF, especialista na produção de sistemas de direção, embreagens, eixos e transmissões, fez proposta preliminar para aquisição da americana TRW, a maior fabricante de sistemas de segurança veicular do mundo (airbags, sitemas de freios, ABS e cintos de segurança, entre outros), segundo informações da agência de notícias Bloomberg divulgadas esta semana. Caso a negociação se confirme, a ZF poderá se tornar a segunda maior fabricante de autopeças do mundo, com faturamento anual em torno de US$ 40 bilhões.
Em comunicado, a ZF informa que conversa com a TRW sobre uma possível oferta, mas diz que nenhuma decisão foi tomada. A TRW, por sua vez, confirma a proposta sem identificar o potencial comprador. “A empresa está avaliando a proposta recebida, bem como outras alternativas estratégicas que possam aumentar o valor do acionista. Não há garantia de que as negociações possam levar a um acordo”, anunciou a TRW.
Com a aquisição da TRW, a ZF passaria a ter domínio da tecnologia de sensores de airbags. A ZF é especializada na fabricação de autopeças para veículos pesados. Enquanto a TRW foca mais nos leves. A TRW faturou US$ 17,4 bilhões no ano passado. A ZF, US$ 22,9 bilhões.
Embora nenhum valor ainda tenha sido divulgado, fonte ligada à negociação disse à Bloomberg que a ZF teria oferecido entre US$ 11 bilhões e US$ 12 bilhões para assumir o controle da empresa. Para o analista Ivan Feinseth, da Tigress Financial Partners, é uma cifra baixa. “Sentimos que a TRW vale muito mais e seria uma aquisição estratégica para uma série de outros fabricantes de autopeças”, avaliou. Feinseth diz que cada ação da TRW pode valer entre US$ 120 e US$ 135 e que a empresa poderia ser avaliada em cerca de US$ 15 bilhões.
Com o anúncio da negociação, as ações da TRW na Bolsa de Nova York subiram 8% na quinta-feira, 10, e fecharam em US$ 98,91, recorde histórico. A esse preço, a TRW teria valor de mercado de US$ 11 bilhões .
A ZF é a nona maior fabricante de autopeças do mundo e a TRW, a 11ª, segundo ranking de faturamento publicado pela Automotive News no fim do ano passado. Juntas, como única companhia, ZF e TRW poderão ultrapassar a japonesa Denso, que faturou US$ 35,8 bilhões em 2013, mas ainda sim ficariam na segunda posição do ranking, atrás da alemã Robert Bosch, a maior empresa de autopeças do mundo.
O principal cliente da TRW é Volkswagen, que respondeu por 24,7% das vendas da empresa no ano passado, seguida pela Ford, com 18,5%. O maior mercado para a fabricante no ano passado foi a Europa, com 40,8% da receita, seguida pela América do Norte, com 35,6%.
CONCORRÊNCIA COM A BOSCH
Além de disputar o posto de maior fabricante de autopeças do mundo, esta possível nova companhia, nascida da junção entre TRW e ZF, poderá gerar conflitos maiores com a Bosch.
Isso pode acontecer porque a ZF já mantém joint venture em partes iguais com a Bosch, a ZF Lenksysteme, para a produção de sistemas de direção. Por enquanto, nada sobre a ZF Lenksysteme foi publicado após o anúncio da negociação entre ZF e TRW. Leia mais em automotivebusiness 11/07/2014
COMENTÁRIOS
A TWT publica em seu site apresentação realizada por ocasião do Bank of America Merrill Lynch
2014 New York Auto Summit - April 16, 2014. Abaixo alguns slides extraídos do referido documento.
12 julho 2014
ZF negocia aquisição da TRW
sábado, julho 12, 2014
Automobilístico, Compra de empresa, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário