Depois de uma série de estudos internos, o Grupo Pão de Açúcar iniciou um amplo processo de reestruturação do seu negócio de drogarias no país. A rede Extra decidiu aumentar a área de vendas das farmácias já existentes nos hipermercados, além de reforçar o mix de produtos, principalmente da categoria de perfumaria e beleza.
O novo modelo já foi implantado como projeto piloto em algumas unidades da rede, conforme informou a empresa ao Valor. Segundo o executivo Caio Mattar, vice-presidente do GPA, nas 15 unidades dentro dos hipermercados nas quais as mudanças foram realizadas, as vendas cresceram mais de 50%. O objetivo é aplicar esse novo modelo para todas as drogarias já existentes.
Um dos exemplos da mudança é a loja localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, com maior mix de produtos, atendimento especializado e novo layout. É a primeira e única loja de rua que o grupo possui e servirá de modelo para a expansão deste formato.
No início de setembro, a companhia já havia comentado esse assunto ao mercado, conforme o Valor noticiou na época. O presidente do GPA, Enéas Pestana, disse há um mês e meio que o modelo de drogarias da rede deveria mudar. “Vamos fazer algumas alterações e veremos então se esse negócio faz sentido para nós”, afirmou ele.
A companhia já havia informado há cerca de dois anos que iria ampliar esse segmento dentro do grupo e partiria, inclusive, para compra de operações de farmácias. “Neste momento, não há nada sendo avaliado para a compra. Nós já reformulamos duas lojas, reforçando a área de perfumaria, e estamos vendo como as lojas se comportam”, afirmou o executivo naquela ocasião.
De acordo com a companhia, com as alterações, as drogarias do Extra - que ofereciam, em média, 7 mil itens - passam a vender 9 mil produtos, incluindo medicamentos, perfumaria e beleza, produtos de cuidado pessoal e também equipamentos para controle e diagnóstico. As melhorias devem ser implementadas nas demais lojas nos próximos dois anos. Atualmente, a empresa conta com 153 drogarias, distribuídas em 11 Estados brasileiros, mais Distrito Federal.
O novo formato das drogarias Extra conta com a inclusão das categorias, que foram batizadas de “mundos”, e dentro desses grupos estão os segmentos de fitness, bebê e beleza, por exemplo. O layout da drogaria de rua da empresa terá novos grafismos e imagens que dão um ar de leveza e movimento, informa a companhia As drogarias também já incorporam o novo posicionamento da marca Extra, “Por uma vida mais família”, que se reposiciona com uma comunicação em que a família é o elemento principal. Por Adriana Mattos
Fonte:Valor01/11/2011
01 novembro 2011
Extra, do Grupo Pão de Açúcar, testa modelo de drogaria do futuro
terça-feira, novembro 01, 2011
Alimentos, Compra de empresa, Cosméticos, Plano de Negócio, Saúde, Tese Investimento, Transações MA
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Ruy Moura
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