08 agosto 2011

Groupalia investe R$ 16 milhões no Brasil

Estar entre os três maiores sites de compra coletiva no Brasil. Essa é a aspiração da espanhola Groupalia, que está completando um ano no mercado nacional.

Para sustentar no Brasil e em mais sete países onde atua, a companhia fará um investimento de € 18 milhões (R$ 40,8 milhões) este ano. O Brasil, que há algumas semanas tornou-se o maior mercado do grupo, receberá o maior aporte: 40% do total, cerca de R$ 16,3 milhões.

"Além de ser nosso maior mercado, o Brasil é o que cresce mais rápido", diz o espanhol Marcel Rafart, presidente global da Groupalia. A unidade brasileira, segundo ele, avança a uma taxa de 20% ao mês. Rafart considera que o modelo de negócio teve uma aceitação muito positiva no país e que o consumidor brasileiro é o mais exigente do mundo. "Estamos seguindo esse mercado de perto para aprender o máximo que pudermos com ele".

Em julho, a Groupalia aumentou sua projeção de faturamento global para o ano, de € 100 milhões para € 120 milhões. O Brasil representa fatia de 30% a 35% do faturamento, diz Rafart.

A maior parcela do investimento - entre 60% e 70% do total - será em marketing. O objetivo é crescer em receita e em número de usuários cadastrados para se consolidar no mercado. "Estamos avaliando permanentemente outros países para iniciar operação, mas não há nada planejado no momento", diz o executivo.

O plano para o Brasil é ampliar o número de cidades atendidas pelo site além de intensificar a presença nos 16 centros urbanos em que já atua. Dos 10 milhões de usuários globais, 4 milhões são do país.

É o terceiro investimento na empresa este ano. Em março, o grupo recebeu financiamento público de € 1 milhão na Espanha. Em abril, os fundos de capital de risco General Atlantic, Insight Venture Partners e Index Ventures aplicaram € 11,25 milhões na Groupalia, junto com os acionistas originais.

Após a Espanha, o segundo país em que a Groupalia desembarcou foi a Itália, mas a expansão no mercado europeu perdeu espaço para a América Latina. Os destinos seguintes foram Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

O Brasil registrou 14,5 milhões de usuários únicos em maio, segundo os últimos dados do IBope Nielsen Online. Em maio, quando a Groupalia aterrissou no país, eram apenas 761 mil consumidores. A projeção é que até o fim do ano sejam 20 mil usuários.

Estima-se que, no Brasil, até 2 mil empresas atuem no setor, número que tem oscilado com a constante chegada e fechamento de novos sites. Apesar da grande quantidade de competidores, o campo é concentrado. Cerca de 80% do mercado pertence aos sites Groupon, ClickOn, Peixe Urbano e Imperdível. É nesse grupo que o Groupalia pretende ser listado em breve.
Fonte:ValorEconômico 08/08/2011

08 agosto 2011



0 comentários: