09 abril 2015

Quanto vale hoje a sua Startup de amanhã?

Esta é a pergunta que todo investidor, comprador ou financiador interessado na sua empresa fará. Saber a resposta é fundamental para “vender” uma empresa ou ideia

Ficou confuso com a pergunta? Pois é exatamente esta a pergunta que todo investidor, comprador ou financiador interessado na sua empresa fará. Saber a resposta é fundamental para “vender” uma empresa ou ideia.

A razão de existir de um negócio é a sua capacidade de gerar fluxos de caixa positivos ao decorrer dos tempos, sem prescindir da capacidade de investir continuamente para seguir uma trajetória de crescimento e honrando os compromissos com seus "stakeholders". A fórmula utilizada como prova da perenidade de determinado negócio é quanto de caixa líquido uma companhia pode gerar no futuro.

O somatório dos fluxos livres descontados refletirá se a companhia está atrativa aos olhos do investidor, ou seja, se o valor intrínseco do ativo mostra-se superior ao valor refletido no preço atual. Cabe avaliar também o retorno potencial do fluxo de caixa livre ("free cash flow yield"), que representa o quanto os investidores estão pagando pela capacidade de geração adicional de caixa livre pela empresa dividido pelo valor de mercado corrente.

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Pode parecer complicado, mas o objetivo é simples: avaliar quanto a sua startup irá gerar de caixa positivo em x anos considerando o valor investido pelo financiador da sua empresa. Valuation é o modelo de avaliação para precificar uma firma, é utilizado tanto por uma Venture Capital quanto por um Banco de Investimentos para avaliar uma companhia.

Trazendo para um cenário prático, os fundos especializados em Investimento Anjo analisam o potencial de uma startup de crescer e gerar lucro nos próximos anos, considerando o mercado de atuação, taxas de crescimento, riscos, custo da dívida, investimentos adicionais, concorrência e até mesmo o risco de uma nova tecnologia, produto ou sistema substituir a que foi desenvolvida pela startup avaliada, todos esses fatores entram na precificação da empresa.

A avaliação de uma startup pode se mostrar bastante complexo de se fazer, considerando que, em muitos casos, o case do negócio é inovador e não existem concorrentes comparáveis, nem premissas para se apoiar, a empresa não possuí histórico financeiro e, por fim, pode-se não saber qual será a aceitação do mercado potencial para tal produto.

Mesmo assim, a avaliação deverá ser feita com estudos preliminares e premissas estimadas, considerando-se vários cenários, como, por exemplo, um crescimento baixo, um médio e um alto, a possibilidade de novos investimentos e a necessidade de financiamento, todas essas possibilidades deverão ser levadas em conta, pois, quando se compra a ideia de uma empresa, compra-se o risco do negócio progredir ou não. Por Henrique Ruschel Leia mais em administradores 08/04/2015

09 abril 2015



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