17 abril 2013

China investiu mais na Europa do que na Ásia e América do Norte juntos

A Europa converteu-se no ano passado no principal destino de investimento de empresas chinesas. A EDP e tecnológicas alemãs estão entre as compras mais relevantes, segundo um estudo da ACapital.

A Europa tornou-se, em 2012, no maior receptor mundial de investimentos realizados por empresas chinesas no exterior. Segundo um estudo da ACapital, uma empresa de “private equity” sedeada em Hong Kong, citado pelo “Der Spiegel”, a Europa recebeu 9,6 mil milhões de euros de investimentos de empresas chinesas, que passaram essencialmente pela compra de capital de empresas tecnológicas, caso das alemães Putzmeister, Kion e Medion, e de sectores estratégicos, como sucedeu com a aquisição parcial da EDP pela China Three Gorges.

 O investimento chinês na Europa aumentou 20% entre 2011 e 2012, e superou o realizado no ano passado na Ásia e na América do Norte juntos. Cerca de 86% das compras foram feitas no sector dos serviços e indústria.

 "Muitos investidores chineses encaram a fragilidade actual da Europa como uma oportunidade para investir", refere André Loesekrug-Pietri, CEO da A Capital à revista alemã. "Estão à procura de tecnologia, de know-how, de marcas de alto valor – e encontram-nos aqui, na Europa", acrescenta, lembrando que muitas empresas europeias são líderes mundiais, designadamente na indústria automóvel, ambiente e saúde.

 Segundo o mesmo estudo, 93% dos investimentos na Europa foram realizados por empresas estatais chinesas. Pequim tem activamente apoiado a sua expansão no exterior através da concessão de crédito barato e incentivos fiscais.
Fonte: jornaldenegocios 17/04/2013

17 abril 2013



0 comentários: