24 outubro 2017

Após comprar a Bematech, Totvs concentra produção de hardware no Paraná

Empresa paranaense foi adquirida em 2015 para reforçar o portfólio da Totvs em hardware, varejo e soluções para pequenos negócios

Dois anos depois de ter comprado a empresa paranaense de automação comercial Bematech, a Totvs está perto de concluir o processo de integração dos negócios. A empresa manteve a fábrica da Bematech em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e aproveitou a estrutura para concentrar a produção de hardware (máquinas e equipamentos) de todo o portfólio Totvs no Paraná. Ela também aproveitou a experiência da paranaense com soluções para micro e pequenos negócios dos segmentos de varejo e serviço para lançar novos produtos para esse público.

A Bematech foi comprada pela Totvs no segundo semestre de 2015 por R$ 550 milhões em dinheiro e ações. A companhia paranaense foi fundada pelos engenheiros Marcel Malczewski e Wolney Betiol em 1987 para produzir impressoras de cupons e notas fiscais para bancos e comércio. Em pouco tempo, cresceu e passou a a atuar com soluções completas em hardware, software, serviços e assistência técnica de automação comercial. Ela atuava nos segmentos de varejo, food service e hospitality (que inclui os segmentos de hotéis e transportes terrestres).

Em 2015, ano em que foi comprada pela Totvs, atendia cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior. Seus clientes eram desde grandes redes a micro negócios. A empresa contava com cerca de mil funcionários, incluindo representantes comerciais, que atuavam no Brasil, China, Taiwan, EUA, Argentina, Chile e Portugal. Toda essa estrutura e a área de atuação foram mantidas após a aquisição, segundo o fundador e CEO da Totvs, Laercio Cosentino.

“Cada vez mais, com a aquisição da própria Bematech, conseguimos atingir a liderança no setor de varejo e entrar no setor de passagens, de hotéis, ou seja, ampliar a nossa participação na indústria de serviço e varejo. Isso tornou a Totvs mais completa”, diz Cosentino.

Com a Bematech integrada ao seu negócio, a Totvs aproveitou os pontos fortes da empresa paranaense — o desenvolvimento de hardware e as soluções para micro e pequenas empresas — para reorganizar o seu negócio. A companhia passou a concentrar a produção de máquinas e equipamentos de todo o portfolio Totvs na fábrica na Bematech, em São José dos Pinhais, e lançou novas soluções para micro e pequenos negócios que integram hardware Bematech e software Totvs.

Um exemplo disso é o Bemacash. Trata-se de uma solução destinada ao micro varejista que inclui um tablet com software de gestão, uma caixa registradora, um leitor de código de barras, uma maquininha de pagamentos e uma impressoa de cupom fiscal. O software tem a marca Totvs e o hardware, Bematech.“Esse é um exemplo de que a união de Totvs com Bematech foi exitosa. Conseguimos colocar as duas coisas [harware e software] em uma só solução, totalmente integrada”, explica Cosentino.

Em Curitiba, a Totvs tem ainda a Ciashop, empresa curitibana de soluções de comércio eletrônico adquirida em 2013 por R$ 16,4 milhões.

Transformação digital

Em paralelo à integração da Bematech, a Totvs começou um processo de transformação digital. A empresa passou a oferecer soluções completas que integram software e hardware, migrou seus softwares para a nuvem e adotou o modelo de assinatura mensal para venda de seus produtos. O processo começou em junho de 2015 e será finalizado em junho de 2019.

A Totvs lançou, ainda, seu programa de inteligência artificial, chamado Carol. É uma plataforma capaz de processar grande volume de informações e de gerar relatórios que ajudam na tomada de decisões. A Carol usa técnicas de machine learning e big data.

E, dentro desse processo de transformação da companhia, a Totvs inaugurou uma nova sede corporativa em São Paulo, inspirada no Vale do Silício, e um espaço de coworking para até 40 startups.“A gente entende que a transformação digital não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Isso é uma jornada. É você mexer na cultura, no ambiente, em processos, em atendimento e no portfolio para ter, ao final desse processo, uma nova geração de produtos e serviços adequados ao meu novo posicionamento de mercado”, afirma Cosentino.  Leia mais em gazetaspovo 23/10/2017

24 outubro 2017



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