A francesa Edenred, dona da marca Ticket de cartões de benefício, anunciou hoje a aquisição de 62% da brasileira Repom, uma das principais empresas de gestão logística e de cartões pré-pagos para caminhoneiros autônomos do país, por 53 milhões euros.
É a segunda aquisição do ano do grupo no Brasil. Em julho, a Edenred comprou a Comprocard, administradora de cartões alimentação do Espírito Santo.
A operação brasileira é a maior considerando os 40 mercados em que a Edenred atua. Em 2011, a receita líquida da companhia no país (sem contar a divisão de marketing de relacionamento, que tem participação menor) foi de R$ 661,3 milhões, um crescimento de 25% sobre o ano anterior. O lucro líquido totalizou R$ 256,3 milhões, uma alta de 33,6%. Os cartões de refeição (usados em restaurantes e lanchonetes) e alimentação (para compras em supermercados) fornecidos pelas empresas a seus funcionários respondem pela maior parte do faturamento.
Mas a companhia vem diversificando sua atuação, em áreas como a de pré-pagos para caminhoneiros autônomos. Em novembro de 2011, a lei brasileira passou a exigir que todo o fluxo de pagamento de frete a caminhoneiros autônomos seja feito pelo sistema financeiro formal, por sistemas eletrônicos gerenciados por companhias autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Ticket obteve em novembro do ano passado aval da agência para operar no segmento, assim como a Repom (comprada agora) e as concorrentes DBTrans e Policard.
Segundo estimativas da Edenred, há cerca de 500 mil caminhoneiros autônomos contratados pelas indústrias e transportadoras para entrega de produtos no Brasil. Os custos relacionados a esse serviço de transporte constituem o mercado de frete, estimado em cerca de 25 bilhões de euros, de acordo com comunicado do grupo francês. Só 6% desse montante é gerenciado por companhias especializadas como a Repom e Ticket, que opera na área com o Ticket Frete.
“A aquisição da Repom nos dá uma oportunidade única de expandir nossa presença em um mercado tão promissor quanto o de gestão de fretes rodoviários no Brasil”, afirmou Oswaldo Melantonio Filho, presidente da Edenred no Brasil, em comunicado.
A Repom tem uma carteira de mais de 100 clientes. Seus cartões pré-pagos cobrem todas as despesas dos caminhoneiros independentes, incluindo combustível, refeições, pedágios e sua remuneração. Tanto os cartões da Repom, quanto os Ticket Frete, usam a bandeira Mastercard. Por Luciana Marinelli
Fonte: Valor Econômico 21/12/2012
COMENTÁRIOS
21 dezembro 2012
Dona da Ticket compra 62% da brasileira Repom por 53 milhões de euros
sexta-feira, dezembro 21, 2012
Compra de empresa, Logística, Plano de Negócio, Tese Investimento, TI, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário