01 outubro 2015

Airbnb compra startup russa de design industrial

Sensor para medir radiação e detector de comida orgânica estão entre os inventos da empresa adquirida. O que será que o Airbnb quer com esses produtos?

O negócio do Airbnb é conectar, via internet, turistas que buscam hospedagem e pessoas que querem alugar seus apartamentos ou quartos. A última investida da empresa americana, no entanto, está em uma área completamente diferente do turismo. A companhia comprou uma startup russa de design industrial que cria produtos tão inusitados quanto um detector de comida orgânica e um bafômetro.

A aquisição desperta a atenção. O que o Airbnb faria com um aparelho – de design elegante – que mede a “pureza” da maçã que você vai comer? O Lapka Organic, quando perfurado na fruta, mede a quantidade de nitrato existente nela, um sinal de que fertilizantes sintéticos podem ter sido usados durante a produção. O pequeno dispositivo, conectado ao smartphone por um fio, envia o resultado da avaliação para um app.

Todos os dispositivos da empresa, aliás, têm a função de medir algo e enviar a informação para o celular. Há um, por exemplo, que detecta o nível de umidade do ar. Outro calcula o nível de radiação no ambiente. Já o BAM, um pequeno tubo cilíndrico, mede o nível de álcool no sangue.

O design sofisticado salta aos olhos. A Lapka, como dito por Vadik Marmeladov, o CEO da empresa, em algumas entrevistas, preocupa-se com o quê de exclusividade da marca. Em 2012, ao site de tecnologia The Verge, Marmeladov fez uma comparação com a alemã Dornbracht, marca de luxo de utensílios para cozinha e banheiro. “[Dornbracht] é um bom exemplo do conceito de luxo que queremos aplicar a nossas ferramentas diárias”, disse. “Todo mundo tem condições de comprar a maior parte de seus produtos, mas, ao mesmo tempo, eles não são para todo mundo. Esperamos atingir o mesmo com a Lapka.”

A explicação para a compra da Lapka, segundo a Fast Company, pode estar na meta do Airbnb de dominar a experiência de viagem do turista de ponta a ponta. A publicação imagina, como resultado dessa aquisição, qualquer “objeto útil e elegante que a Lapka possa desenhar para os 1,2 milhão de usuários que alugam seus imóveis no Airbnb no mundo todo” – por exemplo, um sensor de check-in (para avisar ao proprietário que o hóspede chegou) ou uma fechadura inteligente que elimine a necessidade da entrega das chaves.


As empresas não revelaram seus planos. Em seu site, a Lapka anuncia que foi vendida para o Airbnb e informa que não vai mais desenvolver novos produtos. À Fast Company, um porta-voz do Airbnb diz que não há planos de desenvolver produtos no momento. Até o fechamento deste texto, a assessoria do Airbnb no Brasil dizia não ter um posicionamento sobre a aquisição da Lapka. O Airbnb está avaliado hoje em cerca de US$ 24 bilhões – é mais que a gigante dos hotéis Marriot, avaliada em US$ 18 bilhões (de acordo com o fechamento do mercado do dia 29 de setembro). Leia mais em epocanegocios 29/09/2015


01 outubro 2015



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