10 fevereiro 2014

BookPartners expande rede de livrarias

Previsão de crescimento para 2014 já foi superada e eles querem mais

 Em novembro de 2013, o PublishNews contou, em primeira mão, os planos de crescimento da Cia dos Livros, a novíssima rede livrarias físicas da holding BookPartners, conglomerado que reúne também a Vertice Books, o Empório do Livro, a B4 Editores e a plataforma Book Set. A ideia, na época, era finalizar 2014 com dez lojas. Duas seriam inauguradas ainda em 2013 e oito ao longo desse ano. Mas os planos de 2013 se mostraram miúdos e modestos. O braço varejista do grupo anunciou agora a recompra de doze lojas Editora Revista dos Tribunais que tinham sido vendidas à Thomson Reuters em 2010. Assim, se os planos eram terminar 2014 com 10 lojas, a Cia dos Livros vai começar o ano com 16 e, de acordo com o diretor comercial do grupo, Eduardo Acácio da Cunha eles não vão parar por aí 

A holding foi formada em 2011, logo depois da venda das lojas físicas e a aquisição da Empório do Livro pela Vertice Books, especializada em vendas para bibliotecas e para instituições de ensino. De lá para cá, o crescimento é visto a olhos nus. Ainda em 2012, criou o selo editorial B4 Editores, focado em publicações técnicas, humanidades e infantojuvenis. A holding fechou 2013 com faturamento de US$ 40 milhões, conta com 180 funcionários, dois centros de distribuição, cerca de 700 mil livros cadastrados e 431 mil exemplares no estoque.

 Novas unidades

As novas lojas da Cia dos Livros estão distribuídas entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e vão se juntar às unidades próprias já existentes e a loja franqueada no Parque Shopping Barueri. Os novos pontos de venda seguirão o padrão das já existentes: são lojas pequenas, com cerca de 150m², mas três novas unidades são maiores, com mais de mil m².

 “Queremos ter uma rede ampla, formada de lojas próprias e de franquias. Nossas lojas terão o mesmo catálogo disponibilizado pela Cia. dos Livros no ambiente online, com foco em literatura e livros técnicos e cerca de 15% em itens de papelaria”, explica Carlos Henrique de Carvalho Filho, presidente do grupo.

 Os planos modestos de 2013 foram revistos e agora a holding quer ter 30 lojas até 2015. Para isso, tem um plano de expansão estimado em R$ 15 milhões em investimentos. Com isso, o grupo quer avançar no varejo físico e consolidar a bandeira Cia. dos Livros junto ao consumidor final. Além das lojas próprias, o grupo quer abrir outras no sistema de franquias. Para isso o primeiro passo foi dado no final do ano passado, com a abertura da unidade franqueada em Barueri (SP).

 Vocação
A Cia dos Livros quer se estabelecer em um nicho muito especial que tem mostrado crescimentos exponenciais. “Nosso foco está voltado para atendermos bem as classes B e C, uma vez que o varejo do circuito nobre já conta com grandes livrarias”, detalha Acácio. A definição do target da Cia dos Livros veio depois de observar que shoppings fora do circuito da classe média alta de São Paulo não possuíam livrarias.  Leonardo Neto
Fonte: PublishNews 10/02/2014

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  BOOKPartners inaugura mais 12 livrarias físicas com a marca Cia. dos Livros

 A BookPartners, distribuidora de livros, está fortalecendo seu negócio de varejo que, até então, contava com apenas uma livraria focada em literatura e obras gerais. Para isso, o grupo recomprou 12 lojas que havia vendido para o grupo de mídia Thomson Reuters em 2010. Na época, a negociação envolveu a venda da editora Revista dos Tribunais, especializada no segmento jurídico, e um total de 42 livrarias que comercializavam exclusivamente obras na área do direito.

O segmento de varejo da BookPartners receberá neste ano a sua maior injeção de investimento, um total de R$ 15 milhões. Esses recursos foram usados para aquisição das 12 livrarias localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió e Recife e também para abertura de outras 10 lojas no decorrer deste ano, que vão operar com a bandeira Cia. dos Livros. “Nosso objetivo não é concorrer com grandes redes como Fnac, Saraiva e Cultura. Já temos mapeados 12 shoppings na Grande São Paulo que ainda não têm livrarias, principalmente, voltadas para as classes C e D. Esse é nosso público”, disse Carlos Henrique de Carvalho Filho, presidente da BookPartners e que por 20 anos comandou a editora Revista dos Tribunais, fundada por seu pai em 1955.

A BookPartners foi criada em 2012, após Carvalho Filho vender a editora e as livrarias para a Thomson Reuters, cujo valor da transação não foi divulgado. O grupo de mídia está se desfazendo aos poucos dos imóveis. Dos 42 pontos adquiridos, restam cerca de 15 que estão sendo negociados para venda. “A empresa vem colocando em prática uma série de iniciativas de eficiência e escala (…) e reorientando algumas de nossas operações menores para torná-las mais rentáveis”, informou Marcelo Madalozzo, diretor-geral de Legal, unidade de negócios da Thomson Reuters no Brasil, por meio de nota.

No ano passado, a receita bruta da BookPartners somou US$ 40 milhões, aumento de 14% sobre 2012. Praticamente todo o faturamento foi proveniente do negócio de distribuição de livros técnicos e profissionais. O grupo é dono de duas distribuidoras: a Vértice, que trabalha com títulos acadêmicos e distribuídos em faculdades, bibliotecas e tribunais, e a Empório do Livro que atua com revenda de títulos de literatura para livrarias do mercado.

Em algumas praças como Florianópolis, Recife, Maceió e as fluminenses Niterói e Campos Goytacazes, onde a BookPartners têm mais de uma livraria, haverá lojas de obras gerais. “Nessas cidades, há livrarias próximas ou até mesmo dentro de tribunais, na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Vamos mantê-las e abrir outras com títulos de literatura”, afirmou o presidente da BookPartners.    Valor Econômico S.A.
Fonte: bookpartners 10/02/2014

10 fevereiro 2014



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