Mega-fusão entre AT&T e Time Warner é a operação mais falada na área de M&A.
Telecomunicações, tabaco, cerveja ou farmacêuticas: são vários os sectores que fazem parte das maiores transações da história.
O acordo foi avançado ontem pelo The Wall Street Journal. A AT&T vai comprar a Time Warner por cerca de 86 mil milhões de dólares, por um valor entre 105 e 110 dólares por acção. A AT&T juntará à sua operação de telecomunicações, com móvel e televisão por subscrição, uma companhia de media, detentora da CNN, TNT, HBO e a Warner Brothers.
À vista está também mais um movimento de consolidação na indústria mundial do tabaco. A British American Tobacco lançou uma oferta de 47 mil milhões de dólares para passar a controlar a Reynolds numa operação que pode juntar as marcas Lucky Strike e Camel.
A fusão representa um “progresso lógico nas nossas relações e oferece a todos os accionistas uma posição numa companhia mais forte e mais global no sector do tabaco e produtos da próxima geração”, refere o CEO da BAT, Nico Durante, num comunicado citado pela Bloomberg.
Já no final de Setembro, os accionistas da SABMiller aprovaram a oferta de compra no valor de 79 mil milhões de libras feita pela empresa belga Anheuser-Busch InBev. Esta fusão torna a AB InBev (o novo nome da empresa) na maior cervejeira mundial com cerca de 46% dos lucros globais e 27% de quota de mercado, fica menos dependente do mercado americano, e ganha predominância em 17 países africanos.
A consultora Dealogic fez um ranking das 5 maiores transações da história:
1 – Vodafone & Mannesmann
Valor: 172 mil milhões de dólares
Data: 1999
Modalidade: Aquisição
2 – Vodafone & Verizon (venda de 45% da participação na Verizon Wireless à Verizon)
Valor: 130,1 mil milhões de dólares
Data: 2013
Modalidade: Aquisição
3 – InBev & SABMiller
Valor: 122 mil milhões de dólares
Data: 2015
Modalidade: Aquisição
4- Time Warner & AOL
Valor: 112,1 mil milhões de dólares
Data: 2000
Modalidade: Fusão
5 – Pfizer & Warner Lambert
Valor: 111,8 mil milhões de dólares
Data: 1999
Modalidade: Aquisição
Por António Sarmento e Nuno Cortez Leia mais em jornaleconomico 23/10/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário