01 novembro 2020

Dunkin’, doughnuts e um império de marcas

Uma das maiores holdings de marcas alimentares dos EUA acaba de engolir um doughnut.

A Inspire Brands — que já controla a Arby’s e a Buffalo Wild Wings — está comprando a Dunkin’ Brands por US$ 11,3 bilhões, incluindo sua dívida, numa das maiores transações da história do setor de restaurantes dos EUA.

A aquisição, anunciada sexta-feira, vem num momento de fragilidade dos chamados ‘quick-service restaurants’ devido ao fechamento de lojas durante a pandemia.

Além de 12.700 lojas da Dunkin’ Donuts espalhadas pelo mundo, a Dunkin também é dona da marca de sorvetes Baskin-Robbins, que tem 8.000 lojas.  Juntas, seus programas de fidelidade contam 15 milhões de membros. A Dunkin’ faturou US$ 1,4 billhão no ano passado — mais de 50% disso vem da venda de café nas lojas.

A Inspire está pagando US$ 106,50 por ação, um prêmio de 20% sobre o fechamento da Dunkin’ no dia 23/10, quando a existência das negociações começou a vazar.

Apesar da pandemia, a Dunkin’ estava indo bem como companhia independente: seu investimento em canais digitais e a expansão de seu menu para além dos itens de café da manhã ajudaram a companhia a bater as expectativas do mercado no último trimestre e fizeram a ação a subir 32% este ano (incluindo 12% depois do vazamento das conversas), num momento em que outras redes estão sofrendo.

Em particular, as cadeias focadas em breakfast perderam tráfego nas lojas com o fechamento dos edifícios de escritórios. Tanto o McDonald’s quanto o Starbucks sentiram o golpe. Enquanto isso, a Dunkin ganhou share por ter um delivery azeitado e muito drive-thru.

A Dunkin’ dropou o “Donuts” de sua marca há dois anos para sinalizar que estava ampliando seu foco. 

O interesse da Inspire em comprar uma marca que está rodando redondinha surpreendeu o mercado, dado que a Inspire tradicionalmente se interessa por companhias que precisam de um turnaround.

A Inspire pertence à Roark Capital, uma firma de private equity de Atlanta.  A transação que deu origem à holding foi a fusão em 2018 da Arby’s com a Buffalo Wild Wings. De lá para cá, a Inspire comprou a Sonic e a Jimmy John’s, com a visão autodeclarada de “revigorar grandes marcas e turbinar seu crescimento de longo prazo.”

Os mais de 11.000 restaurantes e 1.400 franqueados da Inspire venderam US$ 14,6 bilhões no .. leia mais em braziljournal 01/10/2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário