Após a Magazine Luiza ter coberto oferta da Centauro na segunda-feira, a empresa de artigos esportivos respondeu; Netshoes reunirá acionistas nesta quinta-feira
A Centauro elevou sua proposta de aquisição da Netshoes para US$ 3,50 por ação, o equivalente a US$ 108,7 milhões. Isso acontece após o Magazine Luiza cobrir a oferta inicial da varejista mineira.
Como parte da proposta, o grupo SBF – dono da marca “Centauro” – também propõe um investimento de até R$ 70 milhões. A intenção é que ele seja realizado logo após a aprovação da negociação pelos acionistas da Netshoes. O objetivo é que a Centauro disponibilize seus produtos para venda na plataforma de e-commerce da concorrente.
Diferente do Magazine Luiza, a Centauro pertence ao mesmo segmento do que a Netshoes – a venda de produtos esportivos. A diferença é que, enquanto a Netshoes domina o segmento online, a Centauro está presente principalmente através de lojas físicas.
No entanto, foi o Magazine Luiza quem primeiro expressou interesse na aquisição da companhia. Em abril, a varejista estava concorrendo com a B2W (grupo dono da Americanas, Submarino e Shoptime), que parece ter deixado a disputa.
A primeira oferta do Magazine Luiza foi no valor de US$ 63 milhões, definindo o preço de US$ 2 por ação. A réplica da Centauro foi de US$ 2,80 por ação, totalizando US$ 87 milhões. Nesta segunda-feira, o Magazine Luiza cobriu a proposta, avaliando-a em US$ 93 milhões (US$ 3 por ação).
Já a segunda oferta da Magazine Luiza não havia sido aprovada pelo conselho da própria empresa ainda – a reunião está marcada para esta quinta-feira (30). Agora, a varejista deverá discutir se irá continuar na disputa, que já ultrapassa os US$ 100 milhões.
Quem ganha essa disputa?
A primeira oferta da Magazine Luiza para a Netshoes já havia sido aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), cuja responsabilidade é avaliar a concorrência no mercado. Na segunda-feira, o conselho da empresa havia recomendado a aceitação da segunda oferta (de US$ 93 milhões).
Essa é a chance do Magazine Luiza crescer em um setor ainda inexplorado. A varejista possui artigos esportivos em sua plataforma, mas apenas através do marketplace, em que os produtos são vendidos por terceiros.
Já o interesse da Centauro é ainda mais imediato, pois a empresa poderia trazer a expertise em e-commerce da Netshoes ao negócio já existente. Essa é a chance de trazer um de seus maiores concorrentes para dentro do próprio negócio. Já a Magazine Luiza vende artigos esportivos em seu marketplace, mas que são fornecidos por terceiros.
Os acionistas da Netshoes devem discutir as propostas em uma assembleia nesta quinta-feira (31). Em 2018, a empresa possuía o prejuízo de R$ 241,5 milhões. A empresa está listada na NYSE, bolsa de valores de Nova York e suas ações estão sendo negociadas em cerca de US$ 3 nesta quarta. Tainá Freitas Leia mais em starse 30/05/2019
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