03 agosto 2018

Navegador Opera levanta US$ 115 milhões em IPO

Espécie de eterno azarão entre os navegadores líderes de mercado, o Opera ganhou nesta sexta-feira (27) um impulso considerável ao levantar US$ 115 milhões em sua IPO (oferta pública inicial). A companhia vendeu 9,6 milhões de ações depositárias americanas a US$ 12 cada – atingindo a margem superior do intervalo previsto de US$ 10 a US$ 12, portanto. Quando o pregão começou a funcionar a todo o vapor, entretanto, os papeis do Opera experimentaram aumento de 28%, negociados a US$ 15,34.

As ações depositárias foram o formato escolhido por representarem a forma padrão de negociação de ações de empresas estrangeiras em mercados estadunidenses. Embora ainda seja administrado em sua sede de longa data em Oslo, na Noruega, o Opera foi comprado em 2016 por um consórcio chinês por US$ 575 milhões.

Azarão por excelência

O Opera começou como um projeto de pesquisa da empresa norueguesa de telecomunicações Telenor em 1994. Ao longo dos anos, tornou-se uma espécie de segunda opção por excelência, embora com presença constante. De sombra em sombra, o browser dividiu usuários inicialmente com o Netscape Navigator, seguido pelo Internet Explorer alguns anos depois e, atualmente, permanece como competidor distante do Google Chrome. De certa forma, o IPO pode mesmo trazer uma boa atenção extra. Por Carlos Dias Ferreira Leia mais em canlatech 31/07/2018

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