A australiana Amcor anunciou nesta segunda-feira (6/8) a compra da concorrente norte-americana Bemis em uma transação de ações avaliada em 5,26 bilhões de dólares em uma combinação de ações. A fusão das duas empresas criará o líder global em embalagens de consumo.
De acordo com comunicado da Amcor, a compra da Bemis é um esforço para capitalizar as oportunidades de crescimento de embalagens flexíveis na América do Norte e no Brasil. É a maior aquisição na história da empresa tempos, adicionando 4,1 bilhões de dólares à receita da companhia.
“Há um número crescente de oportunidades surgindo para uma empresa líder de embalagens capitalizar as mudanças nas necessidades dos consumidores, um cenário de clientes em evolução e a necessidade de fornecer soluções de embalagem responsáveis que protejam o meio ambiente. Com essa transação, a Amcor terá uma proposta de valor mais forte, com escala, amplitude e recursos para gerar valor a partir dessas oportunidades, para o benefício de nossos acionistas, clientes e funcionários”, afirmou o CEO da Amcor, Ron Delia, no comunicado.
As empresas planejam reduzir as despesas anuais em mais 180 milhões de dólares coma combinação das operações. Fundada em 1858 e com sede em Neenah, Wisconsin (EUA), a Bemis possui 16 000 funcionários em 56 instalações em 12 países.
O foco da Amcor é o mercado de embalagens plásticas, com cerca de 54% das vendas em flexíveis e 29% em rígidos.
Os atuais acionistas da Amcor terão 71% da empresa combinada, enquanto os detentores da Bemis terão os 29% restantes. A nova empresa será listada na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores da Austrália. O acordo, sujeito à aprovação dos órgãos reguladores e acionistas, deve ser fechado no primeiro trimestre do ano que vem. Leia mais em embalagemmarca 06/08/2018
=====
É tudo embalagem
A filial brasileira da Bemis, fabricante de embalagens de origem americana, vai aportar cerca de R$ 80 milhões em maquinário para suas plantes e na adoção de um novo sistema de gestão de processos.
“Nossa intenção é recapitalizar nossas fábricas com equipamentos novos. Temos 12 ao todo”, afirma o CEO para a América Latina, Carlos Alberto Santa Cruz.
Entre as aquisições, estão uma impressora de rótulo e uma formadora de sachês. As aquisições deverão ser utilizadas nos segmentos de cuidados pessoais, tomates e vegetais, fármacos e pets.
“Tivemos no primeiro e no segundo trimestres resultados melhores que os de 2017. Em maio e junho, a paralisação dos caminhoneiros afetou a operação, mas ainda assim vamos crescer cerca de 3% neste ano”, diz o executivo.
Cerca de 95% da produção da Bemis no país se destina atualmente ao mercado brasileiro. O restante é exportado a países do continente, com destaque para Argentina, Chile, Peru e Uruguai.
R$ 2 bilhões - é a receita anual no país
US$ 4,04 bilhões (R$ 15,3 bilhões) - foi o faturamento global em 2017
3.900 - são os funcionários no Brasil
Leia mais em em mercado -folha de sao paulo 24/06/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário