04 dezembro 2017

Rede de farmácias CVS anuncia compra de seguradora Aetna por US$ 69 bilhões

Negócio pode transformar setor de saúde nos Estados Unidos

A rede de farmácias CVS anunciou neste domingo a compra da terceira maior seguradora de saúde nos Estados Unidos Aetna por US$ 69 bilhões. O negócio tem potencial de transformar o setor de saúde e vai unir um grupo com quase dez mil lojas com uma seguradora responsável pela cobertura de cerca de 22 milhões de pessoas.

O negócio também vai levar a CVS de maneira ainda mais intensa para uma direção que já caminhava há anos, que é a de expandir o tratamento de saúde em suas lojas. Hoje, são 9.700 farmácias e, em 1.100 delas, há clínicas para atendimento de pacientes. Essas unidades começaram para o tratamento básico de saúde, como problemas de garganta, mas outros serviços foram sendo adicionados gradualmente, como exames de saúde e monitoramento de doenças crônicas como pressão alta e diabetes.

A expectativa é que essa tendência continue, com mais oferta de serviços de lojas. A ideia é criar um diferencial e afastar a competição hoje acirrada do varejo on-line para os produtos de farmácia.

"Acho que ao longo do tempo veremos menos do varejo nas lojas e mais dos serviços de saúde nas farmácias da CVS", afirmou Jeff Jonas, gerente do Gabelli Funds responsável por acompanhar o setor farmacêutico.

Analistas afirmam que as clínicas não são especialmente rentáveis, mas são importantes porque atraem consumidores para as lojas e ajudam a construir relacionamentos mais profundos com os clientes. Isso é crucial porque as farmácias estão aprendendo que os clientes são menos leais do que se imaginava anteriormente, segundo Brian Tanquilut, analista da Jefferies.

Essas clínicas se tornaram uma opção atrativa para clientes em busca de cuidados básicos de saúde porque em geral permanecem abertas por mais tempo que as unidades com médicos de família e a consulta pode ser até US$ 30 mais barata para quem não tem seguro. Mas também há desvantagens: os médicos de família afirmam que conhecem melhor seus pacientes e podem fazer uma avaliação mais ampla da saúde do paciente e não apenas tratar de uma questão específica.POR AGÊNCIA O GLOBO Leia mais em epocanegocios 04/12/2017
























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