Sabe aquela ideia de que você deve tratar as pessoas da maneira como você gostaria de ser tratado? Esqueça. Segundo o ex-agente do FBI Robin Dreeke, para ganhar a confiança de alguém você precisa tratar os outros como eles gostariam de ser tratados, e isso varia de acordo com o perfil do seu interlocutor.
No recém-lançado livro The Code of Trust (ainda sem previsão de lançamento no Brasil), Dreeke, que coordenava um programa de análise comportamental nos Estados Unidos, conta que, ao longo de seu trabalho no FBI, desenvolveu uma espécie de inventário de estilos de comunicação. Ele divide as pessoas em quatro tipos:
- 1. Comunicador direto, orientado para tarefas
- 2. Comunicador direto, orientado para pessoas
- 3. Comunicador indireto, orientado para tarefas
- 4. Comunicador indireto, orientado para pessoas
Se você deseja ganhar a confiança de alguém, a sua missão é descobrir qual o estilo de comunicação do seu interlocutor. Alguém mais orientado para pessoas tende a ter conversas mais pessoais, com o uso de muitos pronomes e relatos de histórias particulares e anedotas. Se você estiver diante de uma pessoa assim, talvez seja interessante espelhar esse comportamento.
Já as pessoas mais orientadas às tarefas são ligadas em processos e procedimentos. Importam-se mais com a maneira como algo está sendo executado do que com quem está executando.
O próximo passo é descobrir se o seu interlocutor é do tipo direto ou indireto. De acordo com Dreeke, os comunicadores diretos pensam enquanto falam, adoram longos debates e estão abertos às ideias e opiniões de outros. Os indiretos, por outro lado, pensam muito antes de falar qualquer coisa, escolhem as palavras cuidadosamente e vão direto ao ponto, sem “jogar conversa fora”.
Boas relações
Em entrevista ao Business Insider, Drekee afirmou que, embora o estilo de comunicação das pessoas possa mudar com os anos, a capacidade de identificar esses perfis aumenta as chances de ter comportamentos mais assertivos e, assim, estabelecer uma relação de confiança.
Se o seu chefe for um comunicador direto mais orientado às tarefas, por exemplo, pode ser interessante você enviar um esboço prévio de seus afazeres do dia ou das etapas já concluídas de algum projeto. Só não se sinta ofendido se ele resolver palpitar em tudo.
Mas se o seu gestor for do tipo comunicador indireto, mais voltado para pessoas, sente-se com ele e explique o que te motiva, os pontos interessantes e inspiradores de seus projetos e se prepare para ouvir atentamente cada palavra de seus comentários. Serão conselhos valiosos. POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE Leia mais em epocanegocios 04/12/2017
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