Nubank: cerca de 1,6 milhão de pessoas já pediram o cartão de crédito administrado pela startup
O Nubank é uma startup que administra os cartões de crédito mais cobiçados pelos brasileiros no momento. Criado em setembro de 2014 pelo empreendedor David Vélez, o negócio também tem atraido os olhares dos investidores: o Nubank anunciou hoje que recebeu seu quarto aporte, no valor de 50 milhões de dólares (o equivalente a 208 milhões de reais, na cotação do fim de dezembro, quando o acordo foi fechado).
O investimento de série C foi liderado pelo Founders Fund, fundo do Vale do Silício que já investiu em empresas como Airbnb, Facebook, SpaceX e Spotify. Outros fundos de investimento são o Sequoia Capital, o Tiger Global Management e o Kaszek Ventures.
Geoff Lewis, sócio do Founders Fund, afirmou em um comunicado sobre o aporte que existem muitas ineficiências no setor financeiro brasileiro, que prejudicam cada vez mais os consumidores. “O crescimento acelerado do produto do Nubank indica que eles estão bem posicionados para se transformarem em uma empresa que trará melhorias importantes ao sistema bancário do quinto maior país no mundo", escreve Lewis.
Esse não é o primeiro aporte que a startup recebe. O Nubank já recebeu outros três investimentos: um aporte inicial para começar o negócio, em julho de 2013; um outro investimento logo no lançamento da startup; e um aporte de 90 milhões de reais em 2015. Os fundos Sequoia, Kaskzek e Tiger Global Management já haviam investido no Nubank antes do aporte anunciado hoje.
No mesmo comunicado, o Nubank afirma que mais de 1,6 milhão de pessoas já entraram na fila para obter o cartão de crédito da startup, gerido integralmente por um aplicativo no smartphone. Isso inclui tanto brasileiros quanto estrangeiros que moram no país.
Sem anuidade
O cartão não tem taxa de anuidade nem tarifas, além de cobrar juros rotativos - cobrados em caso de atraso ou parcelamento da fatura - abaixo da média do mercado.
Segundo a empresa, o cartão tem feito sucesso por suprir uma demanda reprimida de consumidores que estão acostumados com taxas de juros exorbitantes, atendimentos burocráticos e estão insatisfeitos com seus cartões, que oferecem poucas informações e meios para controlar os gastos no crédito.
Para obter o cobiçado cartão, além de ser proprietário de um smartphone com sistema Android, iOS ou Windows Phone, o consumidor precisa ser aprovado em uma análise de crédito.
O novo investimento anunciado hoje será usado para acelerar o crescimento do negócio e para continuar investindo em infraestrutura de tecnologia avançada e ciência de dados. Outro foco serão as contratações na área de engenharia, design, ciência de dados e experiência do consumidor. Mariana Fonseca Mariana Fonseca, Leia mais em EXAME 07/01/2016
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Startup brasileira Nubank recebe R$ 200 milhões em investimento dos EUA
Nubank é uma startup brasileira que gerencia cartões de crédito apenas pela internet. Nesta quinta-feira, 7, a empresa anunciou uma nova rodada de investimentos, liderada pela norte-americana Founders Fund. Com os mais de US$ 50 milhões de seu novo aporte, a companhia agora é avaliada em, aproximadamente, US$ 500 milhões (mais de R$ 2 bilhões).
A Founders Fund é chefiada pelo bilionário Peter Thiel, um dos investidores mais proeminentes em startups e empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O motivo para o investimento na Nubank talvez seja sua impressionante popularidade: mais de 1 milhão de brasileiros já demonstraram interesse no cartão de crédito da marca.
O que atrai os consumidores é o fato de que a Nubank não cobra taxa de anuidade ou tarifas extras; seus juros rotativos (aqueles cobrados em caso de atraso de pagamento) são mantidos abaixo da média do mercado; e todo o gerenciamento da conta é feito por um aplicativo de smartphone. Ou seja, nada de agências, caixas eletrônicos ou filas.
Segundo a Nubank, o custo menor e a maior praticidade fazem com que tantas pessoas se interessem pelo cartão. Atualmente, a empresa diz que há uma fila de espera de 300 mil interessados, aguardando seu histórico de crédito ser analisado, para então receber um cartão. Tudo isso além dos mais de 700 mil clientes já aprovados.
Outros fundos de investimento que já apostaram na startup - criada há menos de três anos - incluem o Sequoia Capital, o Tiger Global Management e o Kaszek Ventures. Antes dos R$ 200 milhões de dezembro, o Nubank já havia recebido três grandes aportes com cifras milionárias. Via The New York Times Leia mais em olhardigital 07/01/2016
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