14 setembro 2015

Startup de maquiagem Ipsy foi avaliada em US$ 500 mi, diz fonte

A Ipsy, um serviço de cosméticos por assinatura com US$ 150 milhões em vendas anuais, arrecadou US$ 100 milhões em uma segunda rodada de financiamento liderada pela TPG e pela Sherpa Ventures.

O acordo avalia a startup em mais de US$ 500 milhões, disse uma pessoa com conhecimento do assunto, que pediu anonimato porque a avaliação não é pública. A Ipsy vai usar o dinheiro para se expandir no exterior, intensificar os esforços de marketing e investir em produtos. O financiamento total até hoje é de cerca de US$ 103 milhões.

A Ipsy vende uma assinatura mensal pela internet de US$ 10 que dá direito a uma "Glam Bag" (bolsa de glamour, em tradução livre), um conjunto de produtos de maquiagem e de beleza, como rímel, lápis de olho e base. Os clientes podem personalizar as opções de seu conjunto e obter descontos para a compra de itens adicionais, além de assistir a tutoriais produzidos pela Ipsy sobre os produtos. A Dollar Shave Club e a Harry's também têm um modelo semelhante com lâminas de barbear e suprimentos. A Ipsy foi fundada por Michelle Phan, uma celebridade das redes sociais, e pelo CEO Marcelo Camberos, um dos primeiros funcionários do Funny-or-Die, um famoso site de humor.

"Esse é um setor enorme, quanto mais eu aprendo sobre ele, mais animado fico", disse Camberos, em uma entrevista. "Ele está avaliado em mais de US$ 450 bilhões em todo o mundo e tem margens muito atraentes".

Uma conexão

A Ipsy, que tem 1,5 milhão de assinantes nos EUA e no Canadá, trabalha com a gigante dos cosméticos L'Oréal SA, que teve mais de 22,5 bilhões de euros (US$ 30 bilhões) em receitas no ano passado. A gigante dos cosméticos adquiriu pelo menos duas marcas que a Ipsy incluía com regularidade em suas Glam Bags, de acordo com Camberos. A Ipsy recebe descontos e amostras grátis das marcas de produtos de beleza para incluir nas Glam Bags.

David Trujillo, sócio da TPG que liderou o investimento, disse que a Ipsy, que tem sede em San Mateo, na Califórnia, estabelece uma conexão entre as grandes empresas de cosméticos e a geração do Instagram e das celebridades do YouTube, o que ajuda a comercializar os produtos e a impulsionar as compras.

"É muito difícil para essas empresas ter acesso direto a esse ecossistema e saber quem são as pessoas certas para atrair públicos cada vez maiores, saber quem serão os embaixadores da marca para eles", disse Trujillo.

Título em inglês: 'Makeup Startup Ipsy Said to Be Valued at $500 Million' - Eric Newcomer (Bloomberg) - Leia mais em Bol.Uol 14/09/2015

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