O Grupo ABC, maior conglomerado de comunicação e publicidade de capital nacional, deve anunciar hoje a aquisição da consultoria digital 2Action e a criação de uma nova unidade de negócios chamada Mindigitall.
A 2Action, de quatro sócios brasileiros, teve seu controle adquirido há 15 dias pelo ABC, que tornou-se controlador, com 60% da empresa, e a operação passa a fazer parte da Mindigitall - que trabalhará para as 17 agências do ABC, com coleta e análise de dados no mundo digital. A empresa não informa o valor da aquisição, mas ressalta que os recursos aplicados englobam o aporte do fundo Kinea no ABC em 2013, no valor de R$ 170 milhões.
O investimento faz parte da estratégia da companhia de abrir diferentes unidades de negócio para atender clientes na área digital. Braços devem ser criados em outros segmentos, e segundo o grupo, podem envolver a área de marketing de venda e consultoria de negócios digitais (para sites de empresas que vendem on-line, por exemplo), e no mercado de criação de vídeos para anunciantes. Negócios para aquisição nessas áreas tem sido avaliados pelo grupo.
"Não faz sentido criar a partir do zero um negócio com estatísticos e engenheiros, que não é nosso 'core', se há empresas com operações já montadas e gente experiente no mercado", disse Guga Valente, sócio do Grupo ABC. A Mindigitall tem como principal executivo Bob Wollheim, e surge para tentar ajudar o ABC a trabalhar melhor, de forma "mais eficiente", diz Wollheim, a base de dados usada na criação de campanhas e ações.
"Antes, cada agência trabalhava o digital de forma individual, numa escala menor e com uma base de dados também pequena. Há muito mais informações disponíveis e é preciso juntar tudo isso e trabalhar de forma mais racional e organizada", disse Wollheim. A Mindigitall terá equipe com cerca de 15 funcionários.
Um dos últimos grandes grupos brasileiros de propaganda, a companhia precisa se estruturar melhor, por meio da criação serviços - num ambiente em que grupos rivais estrangeiros já operam no exterior negócios mais consolidados na área digital. Entre líderes globais do setor e com operação no Brasil estão WPP, Publicis, Havas e Interpublic.
"Em alguns aspectos, eles estão um pouco mais à frente lá fora, temos então que fazer mais por aqui. Começamos a eleger áreas que queremos ter no grupo e, desde a entrada do Kinea, fomos crescendo organicamente dentro desse projeto", disse Valente. Após a associação com o fundo, a empresa adquiriu a agência de relações públicas CDN, as agências de propaganda Salve e Escala e 2Action.
Sobre o Grupo ABC, Guga disse que a meta é aumentar em cerca de 10% a receita em 2015, ano de verbas mais curtas. "Teve redução nas verbas e se crescer mais do que a inflação posso ficar satisfeito." Por Adriana Mattos | Valor Econômico - Leia mais em Aesp 278/04/2015
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