Negócios na região sul embalam crescimento da Resource IT em 2014
O ritmo lento da economia brasileira não foi capaz de frear os projetos da Resource IT Solutions em 2014. A integradora de soluções de TI, pelo contrário, acelerou: colocou em prática seus projetos de expansão nacional, ampliou as operações no Chile e investiu US$ 5 milhões na instalação de uma unidade de negócios no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O resultado ao final do ano foi um faturamento de R$ 415 milhões – um crescimento de 12%, valor levemente superior ao estimado para o setor de tecnologia da informação no Brasil.
O crescimento da paulista Resource no ano passado foi sustentado, em parte, pelo desenvolvimento dos negócios na região sul. Desde 2011, quando abriu uma filial em Itajaí (SC) para atender a Brasil Foods, a empresa tem dado especial atenção aos mercados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Temos crescido numa velocidade muito grande no sul”, reconhece Solemar Andrade, vice-presidente da Resource, que possui ainda filiais em Porto Alegre (RS ) e Curitiba (PR). A receita nos três estados no ano passado cresceu 30%, índice três vezes maior do que o esperado.
O avanço da Resource no sul se deu, principalmente, através da conquista de clientes dos segmentos têxtil e calçadista. “As grandes empresas do setor eram atendidas por consultorias pequenas, sem condições financeiras e estruturais para conduzir grandes projetos. Rapidamente nos tornamos líderes de implementação de TI”, conta Andrade. As soluções da Resource tem dado suporte, por exemplo, a algumas tradicionais produtoras e distribuidoras da região que estão ampliando operações e iniciando a atuação no varejo físico e online.
Para as equipes de funcionários que atuam, entre outras cidades, em Joinville (SC), Blumenau (SC) e Jaraguá do Sul (SC), a Resource trouxe profissionais com experiência no mercado da moda. “O nosso pessoal consegue discutir com o cliente a entrada da coleção, qual a estratégia de colocá-la na plataforma de e-commerce, como vai ser a campanha. Temos de falar a língua do cliente, entender o ciclo do negócio dele”, enfatiza Andrade. Hoje, cerca de 200 colaboradores trabalham na região, mas Andrade espera que, até ao final deste ano, o número chegue a 300. Porém, o reforço ainda é insuficiente para aproveitar ao máximo a capacidade de negócios que os três estados oferecem à Resource. Andrade assinala que a quantidade de mão de obra formada para trabalhar com soluções de tecnologia está abaixo do necessário para atender à crescente demanda.
Expansão na América do Sul
O movimento de expansão da Resource do Paraná para baixo não foi o único nos últimos quatro anos. A empresa instalou escritórios no nordeste brasileiro – onde, no ano passado, quadruplicou o faturamento. Durante esse período, a Resource também começou a atuar em países da América do Sul (Chile, Colômbia e Argentina). Em 2014, inaugurou o centro de inovação no Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde já possuía um escritório em Miami desde 2000.
“É o momento de internacionalização”, resume Gilmar Batistela (foto), presidente e fundador da Resource. A trajetória de conquista de novos mercados não deve parar por aí, portanto. Batistela enxerga potencial de ampliação da atuação da Resource nos países sul-americanos, em especial no Peru. “Temos a intenção de adquirir uma empresa que dê cobertura a clientes do Peru, Argentina, Chile e Colômbia e promova maior volume de negócios”, revela Batistela, que prevê que a Resource alcance neste ano a receita de R$ 450 milhões. Mas para isso, o executivo sabe que é preciso quebrar uma certa desconfiança das empresas latinas quando o assunto é tecnologia da informação e inovação. “Nos Estados Unidos, as empresas querem experimentar as soluções novas. Na América Latina, elas têm mais receio”, aponta. “Temos de mostrar que o investimento vale a pena. E quando as empresas enxergam que esse é o caminho para se tornarem competitivas e modernas, aí elas investem e saem na frente”, constata Batistela.Por Laura D’Angelo Leia mais em amanha 23/01/2015
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