A gigante farmacêutica alemã Bayer, fabricante da aspirina, anunciou nesta terça-feira que vai comprar a divisão de produtos de consumo da americana Merck por 14,2 bilhões de dólares, para reforçar a atividade de medicamentos sem prescrição.
"A Bayer fechou um acordo para adquirir a divisão de produtos de consumo da Merck pelo preço de 14,2 bilhões de dólares", afirma a empresa alemã em um comunicado.
A operação representa um "marco" na estratégia da Bayer para obter a "liderança global no atrativo negócio dos medicamentos sem prescrição", afirmou o diretor executivo da empresa, Marijn Dekkers.
A operação fará da Bayer a segunda maior fabricante do planeta de remédios sem prescrição (OTC, over-the-counter).
A divisão de produtos de consumo da Merck & Co's inclui marcas como Claritin, Coppertone e Dr. Scholl's.
"Com esta operação, estamos adquirindo marcas que permitirão a Bayer tornar-se líder da divisão OTC na América do Norte e na América Latina", destacou o diretor do departamento de saúde do grupo, Olivier Brandicourt.
Somadas, as atividades no segmento de fármacos sem prescrição dos dois grupos geraram em 2013 um volume de negócios de 7,4 bilhões de dólares.
A operação acontece em um contexto de intensa atividade de fusões e aquisições no setor farmacêutico, ilustrada pela vontade da líder mundial, a americana Pfizer, de comprar a britânica AstraZeneca por 106 bilhões de dólares. AFP | Leia mais em Uol 06/05/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário