Doze fornecedores empregam quase 1,6 mil ao lado da montadora em Sorocaba
Ao mesmo tempo em que construiu sua nova unidade industrial em Sorocaba (SP), inaugurada na quinta-feira, 9 (leia aqui), a Toyota incentivou a instalação de 12 fornecedores estratégicos de conjuntos e sistemas automotivos bem ao lado da fábrica, no km 92 da Rodovia Castelo Branco. Juntas, essas empresas investiram pouco mais de R$ 356 milhões para formar um complexo em área quase tão grande quanto a da montadora. Todos os sistemistas já estão operando e, até o momento, contrataram perto de 1,6 mil empregados, praticamente o mesmo número de contratados diretos da Toyota.
Dos 12 fornecedores já instalados no Complexo Industrial Norte de Sorocaba, sete são empresas multinacionais controladas por corporações japonesas, sendo que quatro delas têm participação acionária direta do Grupo Toyota (Boshoku, TT Steel, Tsucho Scrap e TKL).
O maior investimento entre os 12 sistemistas foi feito pela japonesa Kanjico, que aportou R$ 160 milhões para produzir e pintar os para-choques dos veículos produzidos pela Toyota em Sorocaba. A empresa também é a maior empregadora direta do complexo de fornecedores, com 360 funcionários. Além dos para-choques, a Kanjico fornece à Toyota conjuntos metálicos soldados que produz em Salto, próximo de Sorocaba.
A maior parte dos fornecedores do complexo Toyota fez investimentos menores, construiu instalações para fazer a montagem final de conjuntos com componentes produzidos em outras localidades, como é o caso da Pirelli, que lá executa só a montagem de seus pneus nas rodas, ou da Pilkington (de origem inglesa, mas desde 2006 controlada pelo grupo japonês NSG), que mantém no local estoque de vidros para abastecer a linha de produção do compacto Etios.
Outro exemplo desse tipo de operação é a Faurecia, que em Sorocaba faz apenas ajustes finais dos escapamentos que produz em sua recém-inaugurada fábrica de Limeira (leia aqui), também no interior paulista.
CINTURÃO JUST IN TIME
Com os principais fornecedores bem ao lado a Toyota vai trabalhar em sistema just in time, com a utilização das peças assim que elas chegam à linha de montagem, sem formação de estoques. Essa operação é coordenada por uma subsidiária da empresa, a Toyota Kimura Logistics, ou KTL, que investiu R$ 8,9 milhões para construir uma unidade e contratou 250 pessoas para executar a logística da fábrica. A KTL é a segunda maior contratante do complexo, dividindo o posto com outra do mesmo grupo, a Toyota Boshoku, que também tem 250 empregados dedicados à montagem de bancos, painéis de porta e partes estofadas, em planta que recebeu aporte de R$ 51,7 milhões.
Até a coleta e encaminhamento para reciclagem de resíduos industriais serão feitos por um fornecedor específico controlado pelo grupo, a Tsucho Scrap, uma das divisões da Toyota Tsucho, que aplicou R$ 16 milhões em instalações no complexo e contratou 50 funcionários para executar o serviço. Outra divisão do mesmo grupo, a Toyota Tsucho Steel, ou TT Steel, investiu R$ 44 milhões em uma unidade de corte de chapas de aço que já emprega 51 pessoas.
Nenhum dos sistemistas é exclusivo, poderá fornecer a qualquer outro fabricante, mas pelo formato da operação poucos conseguirão fazer isso, pois a produção da Toyota (começa com 70 mil unidades no primeiro ano) deverá consumir todas as peças.
Fonte: Automotive Business 13/08/2012
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