Às vésperas da abertura de capital do Facebook, a empresa de internet japonesa Rakuten anunciou a compra de uma participação no Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos que começou atrair a atenção de milhares de pessoas a partir do fim do ano passado. O negócio foi fechado por US$ 100 milhões. A Rakuten não divulgou o volume da participação adquirida.
A estimativa é que o acordo tenha avaliado a rede social em US$ 1 bilhão - mesmo valor pago ao Instagram pelo Facebook mês passado. Sites internacionais afirmam que está é a terceira rodada de investimentos recebida pelo Pinterest. Nas duas primeiras o site teria recebido cerca de US$ 37 milhões.
Com o aporte da Rakuten, a expectativa é que a rede acelere sua expansão internacional, aproveitando a presença da companhia japonesa em 18 países, incluindo Brasil.
A rede social foi lançada em 2010, mas só começou a fazer sucesso quando foi descoberta por blogueiras de moda dos EUA no fim do ano passado.
A rede funciona como um mural, onde os usuários podem colocar suas fotos e também republicar as que foram compartilhadas por outras pessoas. A maioria dos usuários da rede (60%) são mulheres.
Ao contrário de serviços como o Instagram, as imagens publicadas no site não são de eventos familiares, ou do dia a dia. O conteúdo é mais voltado a interesses como decoração e moda. Isso atraiu o interesse de diversas marcas para promover seus produtos. "A internet está cada vez mais visual", disse ao Valor, de Tóquio, Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten no Brasil. "E a Rakuten quer melhorar a experiência do comércio eletrônico com mais imagens e também um ecosistema", completou o executivo.
Segundo Gil, a Rakuten no Brasil já usava o Pinterest nos anúncios publicados no site. Agora, ele quer aprofundar a integração. "Eu posso usar o programa de relacionamento da Rakuten para dar pontos ao internauta que colocar uma foto no seu perfil do Pinterest, por exemplo", disse.
Por Gustavo Brigatto
Fonte:Valor Econômico 17/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário