24 fevereiro 2012

Restorando recebe aporte internacional para crescer

"Se eu conseguir lá, conseguirei em qualquer parte." Os versos de "New York, New York", imortalizados na voz do cantor Frank Sinatra, serviram de inspiração para outro Frank trocar Buenos Aires por São Paulo. "O cenário da internet no Brasil me fez pensar que, se tiver êxito aqui, poderei empreender em qualquer parte do mundo", afirma Frank Martin, sócio do Restorando, site focado em reservas de restaurantes.

Os engenheiros industriais Frank Martin e Franco Silvetti deixaram a Argentina para fundar o serviço on-line de reservas no Brasil. A escolha deveu-se ao fato de o país deter o maior mercado latino-americano de internet e de restaurantes e às perspectivas de crescimento da alimentação fora de casa, graças à expansão da classe média. "Os fundos do Vale do Silício também têm a consciência de que a internet brasileira apresenta atualmente grandes oportunidades de negócios. Por isso começamos pelo Brasil e não pela Argentina", afirma Martin.

Após um ano no ar, o Restorando recebe o segundo aporte de capital. Juntos, os fundos do Vale do Silício Emergence Capital (Emcap) e Storm Ventures, o fundo latino-americano Kaszek Ventures e o investidor-anjo Peter Kellner (diretor e fundador da Endeavor Global) fizeram um aporte de US$ 3,2 milhões na empresa. Cada fundo elegerá um membro para participar da administração da Restorando, atualmente comandada pelos dois sócios.

Antes disso, em fevereiro de 2011, a empresa recebeu investimento de US$ 800 mil do Atomico, fundo criado por Niklas Zennström (cofundador da Skype Technologies), e da Kaszek Ventures.

Os investidores não determinaram um prazo para vender a sua participação no negócio. Martin afirma que aproximadamente 80% dos recursos serão destinados à expansão da operação do Restorando no Brasil. O restante será investido no processo de internacionalização da companhia.

A empresa de Martin segue o modelo do site americano de reservas on-line Open Table, fundado em 1998 e que possui operação em seis países e 250 mil restaurantes cadastrados. No Brasil, o principal concorrente é o Zuppa, que também foi fundado no ano passado, atua em dez Estados e foi adquirido pelo Peixe Urbano, por uma quantia não revelada, no início deste mês.

O Restorando permite aos internautas fazerem reservas gratuitamente. Para os restaurantes, a empresa fornece um aplicativo que possibilita estabelecer o número de reservas disponíveis por dia e horário, acompanhar os pedidos, obter um histórico de reservas dos clientes e oferecer promoções. O restaurante cadastrado paga R$ 3,50 ao site por reserva.

Em 12 meses de operação, a empresa acumulou 500 mil reservas on-line para 1 milhão de comensais. O site tem 800 restaurantes cadastrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. A meta é elevar esse número para 2,5 mil restaurantes até o fim do ano, com a expansão das atividades para Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Florianópolis.

O Restorando também tem por meta iniciar a operação na Argentina, Colômbia, Venezuela, no Chile, México, Peru e Uruguai até o quarto trimestre. Há quatro meses, a empresa adquiriu o concorrente argentino CenaPlus para iniciar as operações no resto da América Latina. O Restorando tem 30 funcionários no Brasil e na Argentina. Por Cibelle Bouças
Fonte:Valor23/02/2012

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