14 novembro 2011

BuscaPé diversifica estratégias para se expandir

O BuscaPé desenvolveu três estratégias distintas para cumprir o seu plano de estender seu serviço para todo o ciclo de compras na internet, que envolve seis etapas: pesquisa de tendências de mercado, busca de informações sobre produtos, comparação de preços, a compra em si, avaliação pós venda e revenda de itens usados.

Uma das estratégias foi a montagem de empresas para atender segmentos novos. Outra opção é a compra de 75% da participação em companhias com participação relevante em uma área de interesse. E para acelerar o processo de inovação, o BuscaPé desenvolveu um programa para avaliar startups e adquirir 30% de participação nas companhias iniciantes.

“Para competir em tecnologia com os grandes, é preciso estar no mesmo nível de inovação que eles”, afirma Guilherme Stocco, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do BuscaPé.

A tacada mais relevante do BuscaPé, para Stocco, foi a montagem, em 2009, da Lomadee, empresa que promove integração entre produtores de conteúdo, empresas de comércio eletrônico e desenvolvedores. O serviço reúne atualmente 70 mil blogs, cem grupos de varejo, e 1,5 mil profissionais focados na criação de aplicativos de comércio virtual.

A formação de ecossistemas de desenvolvedores para acelerar o processo de inovação é uma prática já habitual entre as grandes companhias de tecnologia no mundo, como Google, Apple, Microsoft, Nokia e Research In Motion (RIM, dona do BlackBerry).

Ainda como parte do projeto de expansão acelerada com adoção de inovações, o BuscaPé realiza um programa que tem por meta avaliar o potencial de startups. As empresas melhor avaliadas recebem investimento de R$ 300 mil e o BuscaPé torna-se sócio, com participação de 30%. No alvo, estão empresas com receita de pelo menos R$ 1 milhão por ano, com ritmo de crescimento anual acima de 40% e com negócios que podem crescer exponencialmente e se tornar internacionais.

Seguindo esse foco, o BuscaPé avaliou 800 projetos de startups e adquiriu neste ano participação minoritária nas empresas Urbanizo, Meu Carrinho, HotMart e Anuncie Lá e Resolva.me.

No segmento de análise de tendências, além de criar a Lomadee, o Buscapé adquiriu no ano passado 75% da empresa de marketing comportamental eBehavior. E em fevereiro deste ano, comprou 70% de participação na Navegg. O valor das aquisições é mantido em sigilo pelo BuscaPé.

No mesmo segmento, o Buscapé comprou no ano passado 75% da empresa de marketing comportamental eBehavior. E em fevereiro deste ano, comprou 70% de participação na Navegg. O valor das aquisições é mantido em sigilo pelo BuscaPé. Também se enquadram nesse segmento o HotMart, que facilita a venda e a distribuição de conteúdos digitais, como curtos, vídeos e e-books, e o Anuncie Lá, serviço de classificados que identifica os perfis de compradores e vendedores nas redes sociais.

Na área de comparação de preços, a companhia mantém os serviços de comparação BuscaPé, BondFaro, Pista Certa e Corta Contas. Também chegam para reforçar a área o Urbanizo, que pesquisa preços de imóveis divulgados na internet; o Meu Carrinho, que compara preços de produtos em supermercados; e o Resolva.me, serviço de “páginas amarelas” no Facebook, para indicação e classificação de profissionais liberais.

No segmento de compras, a companhia adquiriu em setembro do ano passado 75% do Save Me, um agregador de compras coletivas que reúne todos os cupons de desconto em operação no país. E iniciou um processo de internacionalização do serviço de pagamentos on-line, com a compra, em março de 2010, da Pagos Online, que tem forte presença no mercado da Colômbia, e, em fevereiro deste ano, a DineroMail, com forte presença na Argentina. Esses serviços se integram ao já consolidado no Brasil Pagamento Digital.

Na área de pós-venda, o BuscaPé mantém desde 2007 a empresa de pesquisas e-bit e o Confiômetro, serviço que permite a consumidores expressar opiniões sobre produtos e lojas. Recentemente, desenvolveu a Winke Winke, rede social para consumidores compartilharem com amigos e seguidores as suas compras.

O segmento de revenda permanece apenas com a Que Barato, que foi lançada em 2007 e está presente atualmente em 27 países de língua espanhola. Por Cibelle Bouças
Fonte:Valor14/11/2011

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