22 novembro 2011

Brasileiras na internet acenam ao Vale do Silício

País vive 'surto' de oportunidades de investimento e atrai financiadoras de 'startups'

Empresas on-line, de serviços e de comércio eletrônico, obtêm capital do mercado digital norte-americano

Quando a firma de investimentos Monashees Capital procurou Juliano e Monica Ipolito, fundadores de um mercado de artesanato on-line, eles "não quiseram fazer negócio", disse Fabio Igel, sócio da investidora.
Mas ele e seu sócio na Monashees, Eric Acher, viajaram de São Paulo até Campinas para conhecer o casal e continuaram a visitá-lo durante sete meses. Recentemente, a firma dos Ipolito, a Elo7, fechou financiamento da Monashees e de sua parceira Accel Partners, importante ator do Vale do Silício.
O negócio ilustra o surgimento de uma comunidade de "startups" (empresas novatas) na internet no país.

Durante a ascensão econômica do Brasil, vários setores atingiram proeminência global, mas a internet foi exceção. A Nasdaq não tem uma única brasileira de internet no pregão, e a própria Bolsa do país, muito poucas.

Segundo Cláudio Furtado, autoridade em capital de risco e investimentos privados e professor da Fundação Getulio Vargas, a Monashees está entre um pequeno grupo que introduz "um novo paradigma do tipo de relacionamento que alimenta empresários de maneira positiva e agregadora de valor".

A Monashees hoje detém US$ 70 milhões, ante US$ 30 milhões em julho de 2010.
Os investimentos variam de US$ 500 mil a US$ 5 milhões para a rodada inicial.
O máximo que ela já investiu em uma única companhia em diversas rodadas foram US$ 7 milhões.

A firma geralmente assume 30% de uma "startup". Neste ano, foram nove novos investimentos em "startups" brasileiras. Uma, a GetNinjas, mercado de serviços fundado pelos brasileiros Eduardo L'Hotellier e Diego Dias, começou recentemente.

CHANCES

O surto inesperado de oportunidades de investimento no Brasil para a Monashees ocorre em parte porque o empreendedorismo está se tornando mais aceito como profissão. Os jovens brasileiros também são incentivados por compatriotas que voltam dos EUA, como Julio Vasconcellos, graduado na Pensilvânia e na Califórnia e cofundador do site de ofertas Peixe Urbano em 2010.

Além de brasileiros voltando, a Monashees investiu em americanos que chegam ao Brasil: o Baby.com.br, site de comércio eletrônico de produtos para bebês.

A investidora enfrenta diversos desafios, em particular para produzir seu primeiro sucesso. E a crescente concorrência significa que ela está perdendo negócios.
Se a Monashees e a cena "startup" aqui terão sucesso, dependerá de seus parceiros americanos e se eles conseguirão se adaptar. VINOD SREEHARSHA DO "NEW YORK TIMES", EM CAMPINAS
Fonte:folhadesp22/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário