Com processo de seleção e treinamento rigorosos, a rede de franquias Multicoisas espera chegar em 2021 com 500 lojas.
No ano em que a economia mundial passava pelo pior momento da crise, em 2008, a Multicoisas estava empenhada em desenvolver seu plano de expansão, com intuito de sextuplicar o número de unidades abertas.
Reconhecida por oferecer soluções de reparos, acessórios e utilidades do cotidiano, a empresa planejava à época abrir 360 lojas em 10 anos.
Atualizadas as projeções neste ano, a Multicoisas espera agora chegar em 2021 com 500 unidades.
"Pela primeira vez traçávamos um plano de médio prazo. A partir desse exercício, de enxergar os próximos 10 anos, todas as possibilidades foram colocadas no papel e, consequentemente, na prática. Todas as áreas foram estruturadas", afirmou Nelson Oshiro Hokama, diretor de Expansão da Multicoisas.
Com quase 30 anos de existência, somente na década de 90 a Multicoisas passou a operar no modelo de franquia. Segundo Hokama, todo processo de reestruturação demorou justamente por primar pela qualidade dos produtos e saúde financeira dos negócios.
"Foi uma ousadia, porque pensar em reestruturação em época de crise houve resistência, mas aconteceu", disse.
Dentre as estratégias de reposicionamento da marca, foi instituído que toda loja iniciasse os negócios com grau de endividamento zerado.
Desde 2009, as inaugurações de lojas têm sido contínuas. Naquele ano, foram abertas 12 unidades, quantidade que saltou para 22 em 2010 e a meta para 2011 é somar mais 30 ou 35 à rede.
O faturamento atingiu R$ 170 milhões em 2010. A expectativa é que neste ano alcance R$ 230 milhões, o que representa um aumento de 35,3%.
O projeto de expansão abrange todo Brasil, com exceção da região Norte. "Ano que vem vamos começar por lá, em Belém. Na região, pesa a questão da logística", disse o executivo, destacando que a empresa estuda a construção de um centro de distribuição para atender melhor a região.
Com 126 lojas em operação, o Multicoisas já está presente em 19 estados brasileiros.
Processo de seleção
O diferencial da rede encontra-se no criterioso e rigoroso processo de seleção do franqueado, garantindo que nos últimos 10 anos nenhuma unidade fosse fechada.
Atualmente, são cerca de 300 interessados para uma concessão de franquia.
A primeira parte do processo de seleção consiste em seis passos: cadastro, palestra, entrevista, recebimento de circular de oferta, autorização para conhecer o negócio com um franqueado e "test drive" - um dia de vivência em uma loja de Campo Grande (MS), sede da Multicoisas.
Após essas etapas, consciente da sua vocação e seguro sobre o negócio, o candidato a franqueado é apresentado à diretoria, faz um teste psicológico e é entrevistado por todos os diretores.
Ao final de todo esse processo, o candidato aprovado passa por um treinamento de um mês na Universidade Multicoisas, como é conhecido o centro de formação dos franqueados.
"Não interessa se a pessoa tem capital, tem que ver se o perfil do candidato se enquadra à filosofia da rede", ressalta Hokama.
Os cuidados não param por aí. A franqueadora avalia os indicadores financeiros de todas as lojas mensalmente, e auxilia as unidades com desempenho abaixo da média.
O investimento para abrir uma loja Multicoisas - montada, com estoque, e capital de giro - é de aproximadamente R$ 515 mil.
Quanto à taxa de retorno, Hokama estima que a partir do terceiro ano de operação o processo é iniciado, variando de uma loja para outra.
Histórico
A rede Multicoisas surgiu como uma casa de materiais de construção - a Multicasa - em 1978, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Foi a partir desse negócio que os fundadores Lindolfo e Elza Martin notaram a demanda dos clientes por peças e ferramentas para pequenos reparos e alteraram o perfil da loja dando origem a Multicoisas em 1984.
Atualmente, Lindolfo não tem função executiva, mas Elza está ocupa a presidência da rede. Por Micheli Rueda
Fonte: brasileconomico30/09/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário