O grupo Wheaton, maior fabricante de frascos de vidro para os setores de cosméticos e de perfumaria do País, fechou nesta semana a compra da empresa especializada em decoração de frascos Plastclean, de Barueri.
Com a conclusão do negócio (o valor não foi revelado), a companhia sediada em São Bernardo estuda agora se vai concentrar a atividade decorativa (pintura e silkscreen) no Grande ABC ou se transfere essa divisão para Barueri. O grupo, que tem quadro total de 3.500 funcionários, emprega 1.000 pessoas apenas na unidade da região.
Segundo o diretor comercial, Renato Massara, com o câmbio atual - que atualmente gira em R$ 1,58 -, a competição externa, de chineses, indianos e europeus, exige custos mais competitivos. "E temos concorrentes brasileiros com vantagens fiscais e nós estamos em São Bernardo há 50 anos e não temos nenhuma", afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jefferson da Conceição, afirma que a decisão de localização das companhias, normalmente, leva em conta variáveis como os impostos, a proximidade do mercado consumidor, das fontes de matéria-prima, da qualificação de mão de obra e também do Porto. "Uma empresa pode cometer erro se levar em conta apenas um desses itens", disse.
Conceição acrescenta que a Prefeitura está de portas abertas para conversar com a fabricante e que existe lei municipal de incentivos fiscais, que oferece redução de impostos em contrapartida a investimentos em expansão.
AMPLIAÇÃO
A Wheaton investe R$ 25 milhões para ampliar a capacidade produtiva em decoração de embalagens de vidro. Massara não especificou quanto, mas disse que parte desse montante foi para a aquisição da indústria de Barueri e outra parte, para a importação de maquinário alemão que estará em operação até setembro.
Ao agregar as operações da Plastclean, a empresa dobrará sua capacidade total em pintura de vidros (atingirá 6 milhões de aplicações por mês) e fará 20% mais silkscreen - chegará a 25 milhões mensais. A companhia também ampliará o quadro efetivo da Pastclean, atualmente com 150 funcionários, pois passará a operar em três turnos nessa fábrica.
Além disso, com o novo maquinário alemão, a produção diária das aplicações em hot stampimg (outro tipo de decoração) quadruplicará, atendendo com isso o mercado de perfumaria com folga. Outra máquina que também estará em operação aceitará novos formatos de embalagens, para atender a necessidades de inovação do segmento.
Fonte:DiáriodoGrandeABC23/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário