Operação pode gerar oportunidade para gestores e empresários, mas requer entendimento de alguns passos fundamentais
Em momentos desafiadores como o atual, em que planam incertezas sobre a economia, o planejamento para o futuro e tomada de decisões são tarefas importantes dentro das empresas. Um grande desafio para gestores e empresários é compreender a função e aplicação de seus ativos, analisando quais estão parados, improdutivos e saber como trabalhá-los em uma Recuperação de Capital.
Esta saída pode ser uma boa oportunidade para gerar fluxo de caixa, higienizar processos e corrigir a produção. Porém, demanda entendimento de alguns passos fundamentais para evolução do projeto, chamado ‘desmobilização dos ativos’. Se bem realizado, é um processo de ganhos mútuos. Além de beneficiar a empresa vendedora, ele também movimenta favoravelmente a economia.
“O mercado brasileiro é muito amplo e vive diferentes cenários e realidades em sua extensão, onde as oportunidades de aquisição de ativos, oriundos de desmobilizações, são altamente favoráveis para outros processos que precisam aumentar seu potencial ”, afirma Marcelo Bartolomei Pinheiro, diretor técnico da Maisativo, em entrevista ao Money Lab.
A quem se destina
Podendo ser aplicado nos mais variados segmentos, sejam eles do setor público ou privado, sempre que uma empresa optar pelo processo de venda de ativos é fundamental compreender quais passos devem ser seguidos para se alinhar ao cenário e ter premissas acertadas para estruturar a operação.
Projetos de desmobilização incluem todo e qualquer ativo ou insumos que possam gerar capital e ser recolocado no mercado. Desde a venda de imóveis, à frotas de veículos leves e pesados, máquinas pesadas, máquinas agrícolas, ativos industriais, MRO e até mesmo produtos como matérias primas, sucatas, mobiliários e equipamentos de informática.
5 passos fundamentais
Contar com uma empresa especializada é um grande diferencial de eficiência e segurança para todo o processo. Veja abaixo, cinco tópicos que os especialistas neste serviço cuidam:
Plano de desinvestimento
Deve-se compreender a situação contábil, a vida útil, aplicação, forma de remoção, impactos operacionais, custos de manutenção, armazenamento, projetar gastos, projetar a aplicação, compreender bem os custos de produção e estudar canais de comunicação de venda que possam dar destaque e melhor encaminhamento dos ativos para o mercado. O questionamento interno deve ser: é hora de investir? É hora de se capitalizar? É hora de evitar gastos desnecessários? Como ser competitivo com meu parque atual?
Avaliação
Estudo sobre o ativo e seu valor neste momento. Esta etapa envolve conhecimento do estado geral, históricos de manutenção, custos de retroffiting e recondicionamentos, aplicações, defasagem tecnológica e gastos indiretos como remoção e logística, devem estar no radar do gestor, que além destes pontos deve compreender que o valor dos ativos muitas vezes não se refletirá no real valor de mercado do bem e na capacidade de investimento por parte de compradores.
Compliance
Compreender que no processo de venda, a oferta deve ser tratada de forma imparcial nas negociações; ter processos transparentes e auditáveis; atender às melhores práticas de direcionamento e governança; irão ser fundamentais nas organizações, tanto para quem vende, como para quem compra, validando todas as etapas e o melhor resultado. O mundo digital trouxe um radar maior em cima de todos os processos que favorecem a gestão e direcionamento dos projetos.
Soluções de Venda
Identificar o melhor modelo de venda para os ativos (Leilão, Venda Direta, Parcial…) e saber como todos os potenciais compradores sejam comunicados, exigirá compreender a força do canal , sua experiência e serviço agregado do prestador, além de sua responsabilidade por todo o processo – da preparação, avaliação, comunicação, homologação dos compradores e determinar o cumprimentos das regras e condições gerais para a venda, finalizando o processo até a retirada do ativo pelo comprador.
Marketing
Reforçando a etapa de Soluções de Venda, a parceria do cliente e vendedor exigirá estratégias de comunicação e marketing, que valorize o projeto e destaque os ativos, além de um enorme foco na geração de leads qualificados. Soluções como: transmissões ao vivo das ofertas, mídias de performance, mídias digitais, entre outras ações que abrangem ferramentas específicas para dialogar com o consumidor serão eficazes para gerar as conversões necessárias... Leia mais em infomoney. 11/09/2020
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