26 setembro 2020

GoodRx: no IPO do remédio barato, não teve desconto

A GoodRx — uma healthtech que ajuda os consumidores a economizar na compra de remédios com prescrição — acaba de precificar sua oferta pública inicial em US$ 33, bem acima da faixa indicativa que ia de US$ US$ 24 a US$ 28.  

No pricing da oferta, a companhia foi avaliada em US$ 12,7 bilhões  — 4,5 vezes o valuation da última rodada privada em 2018.

Do total de US$ 1,1 bi levantado, a maior parte foi primária (US$ 773 milhões), mas uma parcela secundária deu saída parcial a alguns investidores. O SilverLake, que já tinha 35% do capital, também se comprometeu a comprar mais US$ 125 milhões num private placement ao preço do IPO. 

Fundada em 2011, a GoodRx coleta informações de mais de 70 mil farmácias americanas para monitorar e comparar os preços de medicamentos. 

Com base nisso, oferece cupons de desconto para a compra de remédios com prescrição, ganhando uma comissão dos chamados PBMs (pharmacy benefit managers) — empresas privadas que administram programas de remédios prescritos nos EUA. 

A startup também oferece um serviço de assinatura que dá descontos adicionais nos medicamentos, bem como o direito a consultas de telemedicina para tirar dúvidas com especialistas. 

As disparidades de preço dos medicamentos nos EUA são de cair o queixo. Hoje de manhã, o preço do atorvastatin — um genérico do remédio para o colesterol Lipitor — estava variando de US$ 19 na Costco até US$ 250 na Walgreens, segundo o site da GoodRx. (Com os cupons da startup, esses preços caem para US$ 8,25 e US$ 48,5, respectivamente. No último caso, um desconto de 70%.)

A oferta de remédios baratos fez com que a GoodRx virasse uma febre nos EUA. A companhia tem mais de 5 milhões de usuários ativos por mês e faturou US$ 388 milhões ano passado, um crescimento de 55%.

E o balanço mostra saúde: a empresa está no azul pelo menos desde 2016. No ano passado, teve um lucro líquido de US$ 66 milhões, com margem de 17%. 

A GoodRx foi fundada por Scott Marlett, um ex-funcionário do Facebook, e dois amigos, Trevor Bezdek e Doug Hirsch. Na época, os fundadores disseram que o objetivo da startup era replicar no mercado de medicamentos com prescrição o que os sites de comparação de preços fazem com produtos como carros e eletrônicos. 

“A saúde é provavelmente um dos poucos setores da economia onde raramente as pessoas perguntam o preço antes de comprar. Elas só querem melhorar,” Marlette disse ao LA Times em 2012. “Mas elas têm escolhas e se soubessem onde conseguir o remédio mais barato com certeza iriam lá.”

A GoodRx basicamente está arbitrando as disfuncionalidades da indústria farmacêutica e do Medicare, o programa de seguro de saúde administrado pelo governo e que é proibido por lei de negociar os preços de medicamentos com as indústrias. 

No prospecto do IPO, a startup reconhece que um dos maiores riscos para seu negócio é uma reforma no sistema de saúde americano, que poderia aumentar o acesso da população a remédios baratos.   ... Leia mais em Brazil Journal 23/09/2020



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