Aquisição da JR1 Informática complementa negócios da Agasus com revenda de equipamentos de TI seminovos, amplia market share e eleva faturamento da empresa para R$ 95 milhões em 2020
A Agasus, referência nacional em locação de hardwares para TI pelo modelo Hardware as a Service (HaaS), anuncia a compra de 80% do capital da JR1, revendedora de equipamentos seminovos. Com a aquisição, a Agasus complementa o leque de serviços, amplia o market share e passa a ter acesso a um mercado ainda incipiente no Brasil, mas com grande potencial de crescimento. A aquisição complementa a trajetória de expansão da Agasus e injeta R$ 15 milhões no faturamento da empresa previsto para este ano, consolidando negócios de R$ 95 milhões para a empresa.
O segmento de venda de equipamentos seminovos no País é bastante pulverizado — nenhuma empresa detém a liderança, o que abre espaço para a Agasus aumentar ainda mais sua base de clientes. Com a operação de compra, a empresa herda os clientes corporativos da JR1 e também tem a possibilidade de se estabelecer como provedora de dispositivos seminovos para pessoas físicas, nicho que corresponde a 10% dos clientes atuais da empresa adquirida. “ Passaremos a oferecer produtos tanto para empresas de maior porte, de diversos setores, quanto para técnicos de informática autônomos e consumidores finais”, afirma João Lima, coCEO da Agasus.
A incursão da Agasus em um novo ramo, o de venda de seminovos, ajudará a incrementar a margem da operação de locação: são áreas que se complementam, pois a Agasus passa a controlar a última etapa do ciclo de vida do equipamento, vendendo-o após o retorno de um contrato de locação, gerando assim maior faturamento e lucratividade por ativo da empresa. Uma analogia pode ser feita com a dinâmica do negócio de locadoras de veículos. Vendendo os equipamentos seminovos, a Agasus poderá contar com uma previsão de entrada de caixa que vai favorecer a oferta de máquinas novas para locação a preços mais competitivos do que os da concorrência — o desconto pode variar entre 10% e 20%. E, com a venda para pessoas físicas, a Agasus poderá estudar o perfil desses clientes para ofertar também os serviços de locação de hardwares novos em um futuro próximo. Hoje, a Agasus opera com clientes corporativos.
Antes da aquisição, a Agasus vendia para a própria JR1 e outras empresas especializadas em descarte os equipamentos no fim da vida útil. Observando essas relações comerciais, Lima e Rene Almeida, também coCEO da Agasus, concluíram que havia ali uma possibilidade de investimento num novo nicho de negócios. A JR1 foi a escolhida para a inserção da Agasus nesse negócio por ter sido considerada a mais bem estruturada do mercado. A empresa tem processos adequados e selos como o ISO 9001, atestado de excelência na gestão da qualidade, e o ISO 14001, que certifica um sistema de gestão ambiental sustentável. A JR1 também conta com a certificação Microsoft Refurbished, licença necessária para a instalação de softwares genuínos da marca em máquinas seminovas.
Outro fator decisivo foi a cultura corporativa. “A equipe da JR1 tem pontos como uma mentalidade voltada ao aprendizado e um apetite por desafios muito parecidos com os nossos”, avalia Almeida. Por valorizar os profissionais que conhecem a fundo o negócio, a Agasus negociou a permanência do fundador da JR1, Luadir Costa, que passa a ocupar o cargo de diretor de Compras da empresa. Lima ressalta que a aquisição não representará demissões. “É parte da nossa cultura a injeção de recursos na empresa adquirida para ajudá-la a crescer”, afirma, acrescentando que a estrutura comercial também fez a diferença para o investimento: a JR1 tem uma carteira sólida de clientes recorrentes.
Sobre a Agasus
Desde 2000, a Agasus atua no mercado de locação de equipamentos, outsourcing e soluções em TI. Compartilha hardware e inteligência para desenvolver soluções customizadas para cada cliente, de acordo com a necessidade, independentemente da área de atuação. A Agasus possui recursos e infraestrutura suficiente para fornecer desde os equipamentos até o atendimento ao usuário final através do Service Desk. Proporciona consultoria adequada ao projeto do início ao fim, com disponibilidade de infraestrutura baseado em ITSM, ITIL, Cobit, entre outras. Suporta um parque superior a 70.000 ativos próprios e dos clientes, instalados em 186 cidades, em 12 estados do Brasil. .. Leia mais em agasus 10/09/2020
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