12 julho 2020

Neeleman desiste de iniciar a Breeze com os Embraer da Azul e compra outra aérea

Empresa optou por outro parceiro com um preço melhor

Em novo documento enviado ao Departamento dos Transportes dos EUA (DOT) na sexta-feira (10), a Breeze Aviation, de David Neeleman, divulgou novos planos para o início das operações em 2021. Dentre eles, algumas mudanças de rumo interessantes e que incluem a potencial postergação dos jatos Embraer que eram usados da Azul.

A primeira mudança significativa refere-se à licença para operar. Em vez de buscar um novo certificado operacional da FAA, a Breeze, agora pretende comprar o certificado da Compass Airlines. Ao adquirir o certificado, a Breeze pode acelerar sua transição de uma companhia aérea teórica para uma operacional.

A Compass era uma companhia aérea regional americana que fechou as portas em abril deste ano devido à crise gerada pelo novo coronavírus e à parada de suas aeronaves. A empresa operava como terceirizada para a American Airlines e Delta com jatos Embraer E175. Embora tenha encerrado suas operações, seu certificado continua válido e pode ser considerado um ativo valioso.

Apesar da compra do certificado da Compass, a empresa de Neeleman não irá herdar nenhum avião ou bens da empresa. Para isso a empresa já tinha planejado assumir 28 jatos da Embraer que estão na Azul, num movimento que o empresário já havia feito no passado com outras empresas. Exemplo disso é que Neeleman começou a Azul com aviões que eram da JetBlue. E esses aviões, mais tarde, também ajudariam na reestruturação da TAP Air Portugal.

No entanto, este ciclo será quebrado com a Breeze.

Segundo o documento de ontem, devido à queda drástica dos valores de aluguel das aeronaves, a empresa start-up conseguiu um preço melhor para o arrendamento com a Nordic Aviation, uma das gigantes do leasing no mundo. Com isso, o contrato com a Azul será postergado (não se fala em cancelamento) e um novo com a Nordic foi fechado, com os termos finais sendo assinados no final deste mês, contemplando 15 jatos E190 usados, sem origem revelada até o momento. Leia mais em aeroin 11/07/2020

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