01 junho 2020

Startup que centraliza vida bancária das PMEs capta novo investimento

Celero recebeu aporte do Honey Island, fundo de investimentos criado pelos fundadores do unicórnio de pagamentos Ebanx. Fintech já atende 500 pequenas e médias empresas

O Brasil tem 20 milhões de empreendimentos, 70% deles pequenas empresas. Um desafio é comum para todos: fazer a gestão financeira. Durante a pandemia, que provocou o fechamento temporário de muitos estabelecimentos, administrar as contas ficou ainda mais difícil.

Enquanto isso, uma fintech aumenta seu volume de vendas em 15% a 20% mensalmente. A Celero ajuda pequenas e médias empresas a fazer sua gestão financeira, centralizando a vida bancária desses negócios. A proposta da startup atraiu um novo aporte, realizado pelos fundos paranaenses GooDz Capital e Honey Island (criado pelos cofundadores do unicórnio brasileiro de pagamentos Ebanx). Para 2020, a Celero pretende aumentar em sete vezes sua base de pequenas e médias empresas atendidas.

Quinze minutos diários são gastos no uso da plataforma. "Entregamos as atividades operacionais de um departamento financeiro, a um custo menor do que o de um estagiário e com mais inteligência", diz Tosin. A fintech afirma gerar uma redução de 60% a 75% nos custos de gestão financeira das PMEs atendidas. A Celero cobra uma mensalidade por seus serviços, no modelo de software como um serviço (SaaS).

Mais do que um sistema de gestão financeira, porém, a Celero hoje se propõe a centralizar a vida bancária das empresas atendidas. "O empreendedor tem várias maquininhas e várias contas em bancos, mas não consegue acompanhar tudo isso. Não declara impostos corretamente e tem dificuldade para obter crédito", explica Tosin.

A Celero atende cerca de 500 clientes. As PMEs na plataforma costumam apurar um faturamento médio mensal entre R$ 60 mil e R$ 300 mil. Nove a cada dez clientes são do setor de serviços, como agências de publicidade, clínicas de estética e escritórios de advocacia.

A Celero cresceu nestes tempos de pandemia: o volume de vendas aumenta de 15% a 20% mensalmente. "Os empreendedores estão dando mais valor a cuidar do seu próprio dinheiro, porque sabem que ficará mais difícil passar por esse e outros momentos sem profissionalização financeira", diz Tosin.

Na virada de 2018 para 2019, a Celero conquistou um investimento da Harvard Business Angels. O grupo de investidores anjo é formado por alunos e ex-alunos da Universidade  Harvard. O valor do aporte não foi revelado, mas a fintech foi avaliada em R$ 10 milhões. Também foi reconhecida pelo Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável em sua 11ª edição.

A meta de longo prazo é ainda mais agressiva: atender 1 milhão de pequenas e médias empresas em sete anos. O mercado é grande: o país tem milhões de empresas, e boa parte delas têm dificuldade em administrar suas finanças... leia mais em revistapegn 01/06/2020


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