04 fevereiro 2020

Involves capta R$ 23,5 milhões para acelerar expansão internacional

Startup de Florianópolis que leva tecnologia ao merchandising de fabricantes captou primeiro investimento externo. O objetivo? Fincar raízes na Colômbia e no México

A startup Involves, que leva tecnologia ao merchandising de fabricantes, captou seu primeiro investimento externo em quase 12 anos de negócio. O empreendimento sediado em Florianópolis (Santa Catarina) levantou R$ 23,5 milhões para expandir fronteiras: terá agora equipes locais na Colômbia e México.

A informação foi divulgada com exclusividade para Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O aporte é do fundo Bridge One Investimentos, em operação assessorada pela LKC Capital, de Santa Catarina.

A Involves nasceu de um encontro inusitado: duas bandas de rock universitário se uniram não apenas por amizade, mas por comprometimento. “Levávamos nossas bandas a sério. Elas eram quase empresas”, diz André Krummenauer. O estudante de Administração se uniu aos alunos de Sistema de Informação Gabriel Nunes, Guilherme Coan, Leonardo Coelho e Pedro Galoppini para empreender em 2008.

“Nós sabíamos que seria um modelo de software como serviço. Usaríamos tecnologia para escalar e obter receitas recorrentes”, afirma Krummenauer. Florianópolis se tornaria uma cidade conhecida por empresas com o mesmo modelo (SaaS, na sigla em inglês). Outros exemplos são Exact Sales (em vendas) e Resultados Digitais (em marketing).

Mas a startup demorou para chegar ao segmento de trade marketing, ou merchandising nos pontos de venda. Os três primeiros anos da Involves foram de tentativa e erro. De rede social de futebol até aplicativo para agendar consultas médicas: ou o produto não era bom ou o mercado era pequeno demais.

A empresa dos estudantes também desenvolvia softwares para companhias e recebeu uma encomenda de uma agência de marketing promocional. Ela queria um aplicativo para que seus promotores coletassem os preços dos produtos e gerassem relatórios. Depois de licenciar o app, a Involves percebeu a oportunidade de mercado do merchandising. “Nosso 11º produto se transformou na startup que temos hoje”, diz Krummenauer.

A Involves ajuda fabricantes a serem mais efetivas ao posicionarem produtos em estabelecimentos como farmácias e supermercados. O mercado da startup é composto por todas as indústrias que colocam itens em pontos de venda físicos e contratam uma equipe de merchandising, para garantir que eles estejam bem expostos. São empreendimentos de ramos como café, cosméticos, eletrônicos e materiais de construção.

Os promotores usam o aplicativo da Involves para confirmar a estratégia da indústria no ponto de venda. Eles veem onde colocar cada produto e cada etiqueta de preço. Depois, podem mostrar seu trabalho batendo uma foto da prateleira ou gôndola. O aplicativo contém desde o ano passado uma tecnologia de visão computacional para confirmar a execução da estratégia.

A Involves atende principalmente grandes fabricantes, como L’Óreal, Motorola e Unilever. O objetivo é gerenciar o padrão de exposição das mais de 900 marcas atendidas, concentradas em mais de 500 companhias. Quase 60 mil promotores usam o aplicativo da Involves diariamente.

Segundo Krummenauer, os empreendimentos atendidos colhem benefícios como aumento de produtividade dos promotores em ao menos 30%, maior correlação entre a estratégia planejada e a executada no ponto de venda e maior número de vendas causado por produtos mais bem posicionados.

Startups tiveram o melhor ano da história — mas este desafio continua
Colômbia e México na mira....  Leia mais em revistapegn 04/02/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário