03 janeiro 2020

CADE aprova a aquisição da Hikari pela Alnutri

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação de aquisição da Hikari pela Alnutri, que ocorrerá por meio da aquisição da totalidade das quotas representativas do capital social e votante da Hikari. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União em 06/12/2019..

AS REQUERENTES

Alnutri Alimentos LTDA. (“Alnutri”) - A Alnutri atua no segmento de processamento e venda de produtos alimentícios, com foco em produtos de mercearia seca.
A empresa faz parte do Grupo Stratus, que possui investimentos no Brasil em diversos setores.
Hikari Indústria e Comércio Ltda. (“Hikari”)

A Hikari é uma empresa brasileira que desenvolve atividades no segmento de processamento e venda de produtos alimentícios, com foco em produtos de mercearia seca, incluindo produtos como farofas, pipocas de micro-ondas, farináceos e especiarias, entre outros.

 DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO

A Operação consiste na aquisição da Hikari pela Alnutri, que ocorrerá por meio da aquisição da totalidade das quotas representativas do capital social e votante da Hikari. Posteriormente, prevê-se a transferência da totalidade dos ativos tangíveis e intangíveis relacionados à extensão operacional referente à linha de produção de farinha de mandioca, atualmente detidos pela Hikari.

Na ótica do Grupo Stratus, a Operação é uma boa oportunidade de consolidar e ampliar, em termos de volume e portfolio, sua atuação no mercado de processamento e venda de alimentos, com foco em mercearia seca, segmento este altamente pulverizado e competitivo no Brasil, buscando crescimento nas diversas regiões do Brasil. Para os vendedores, a Operação representa uma boa oportunidade de negócios com liquidação de seus investimentos no segmento alimentício de mercearia seca.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO

 Ambas as empresas - a Hikari e o Grupo Stratus, por meio da Alnutri e Matprim - atuam no mercado de processamento e venda de produtos alimentícios de mercearia seca. Diante disso, a presente Operação acarretará sobreposição horizontal neste mercado.

Sob a ótica do produto, define-se o como relevante o mercado total de alimentos de mercearia secas e de segmentos de linha de produtos. Outrossim, conforme apresentado anteriormente por esta SG[1], produtos alimentícios distintos possuem mercados separados. Ressalta-se que, diferentemente da Alnutri, a Hikari vende seus produtos apenas para o segmento de varejo, sem realizar vendas para refeições industriais.

Nesse viés, a Alnutri comercializa a maioria de seus produtos para redes varejistas, que os revendem para o consumidor final, já a parte menos significativa das vendas da empresa são destinadas a refeições industriais (food service). Coligado a isso, as linhas de produto oferecidas incluem: i) Feijão; ii) Grãos e farináceos: ervilha, lentilha, soja, trigo em grão, polvilho doce e azedo, farinha de mandioca e de milho, amendoim e outros; iii) Lácteos: café com leite, composto lácteo, leite em pó integral, composto nutrientes, composto adoçado, cappuccino, chocolate e outros; iv) Misturas em pó: sobremesas em pó, pão de queijo, pão de ló, mistura para bolo, batata em flocos, molhos diversos, massas para panquecas, misturas para omelete, proteína vegetal e outros; e v) Ingredientes: Gorduras em pó, aromas para sorveterias e compostos lácteos. Ademais, a Matprim, comercializa seus produtos apenas para refeições industriais, além de atuar no âmbito de processamento e venda de produtos de mercearia seca. Nesse sentido, as linhas de seus produtos incluem: i) Derivados de cacau e de malte; ii) Aromas doces e salgados; iii) Extratos naturais; iv) Gorduras em pó; v) Fibras insolúveis; vi) Mixes personalizados; vii) Compostos lácteos; e viii) Estabilizantes.

Já a Hikari possui em seu portfólio i) Especiarias; ii) Grãos e farináceos: ervilha, lentilha, soja, polvilho doce e azedo, farinha de mandioca e de milho, amendoim e outros; iii) Misturas em pó: misturas para bolos, pão de queijo; iv) Chás; v) Molhos, temperos e conservas; e vi) Sobremesas.

Em consonância com os precedentes[2] do CADE, os mercados de produtos de mercearia seca possuem escopo nacional, em razão da possibilidade de transporte e distribuição em todas as regiões do país.

A atuação do Grupo Stratus, por meio da Alnutri e da Matprim, possui abrangência nacional, com vendas em todos os estados da Federação. A Hikari também possui atuação multirregional ofertando produtos em todo o território nacional, exceto nos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Por razões estratégicas e relacionadas à sua origem histórica, a maior parte das vendas da Hikari são feitas para clientes localizados na Região Sudeste, em consonância com o fato de .. leia mais em 05/12/2019



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